Remédio em Casa leva qualidade de vida a usuários de medicamentos de alto custo
Programa lançado pelo Governo de Alagoas vai atender oito mil usuários em Maceió
“Além dos problemas renais e dificuldade de locomoção da minha filha, ainda sofro com hipertensão. Por isso, o deslocamento até o Ceaf [Componente Especializado da Assistência Farmacêutica] é sempre cercado de dificuldades. Com o Remédio em Casa, ganhamos em qualidade de vida”. O depoimento em tom de alívio é da dona de casa Maria do Carmo Santos, mãe de Juliana Santos, beneficiada com o programa lançado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no último dia 30 de agosto.
O Remédio em Casa vai beneficiar oito mil maceioenses com a entrega de medicamentos de alto custo, no conforto de suas residências. Além da dificuldade de locomoção, como é o caso de Juliana Santos, o programa é destinado a usuários do Ceaf com 80 anos ou mais, pessoas com transtornos mentais, deficiência física, esclerose múltipla, síndrome congênita, acamados e transplantados.
José Antônio Gomes, morador do bairro Sítio São Jorge, em Maceió, também é um dos contemplados com o Remédio em Casa. Ele sofre com problemas renais e diabetes, o que dificulta a sua locomoção. Até o mês passado, ele tinha que se deslocar até o Ceaf, no bairro Farol, para receber sua medicação. Como o novo programa, passou a receber o medicamento no conforto de sua residência.
“Sofria muito com essa rotina. Agora posso receber os remédios na quantidade correta em casa. Além de não necessitar mais se deslocar, ainda vou economizar o dinheiro da passagem. É de programas assim que necessitam os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde]”, ressalta José Antônio Gomes.
Entrega por Motoboys
De acordo com a assistente social do Ceaf, Bianca Paes, os remédios são entregues por uma equipe formada por quatro motoboys, devidamente treinados. Diariamente eles recebem um mapa com rota a ser cumprida, que especifica o nome do paciente, a patologia que ele possui e o endereço do usuário cadastrado no programa Remédio em Casa.
“Todos os dias cada um deles faz a entrega de medicamentos de alto custo a 45 usuários cadastrados. Mas, até o final deste ano, esse número deve ser ampliado para dez motociclistas, conforme cronograma elaborado pela Astaf [Assessoria de Assistência Farmacêutica] da Sesau”, destaca a assistente social Bianca Paes.
Investimento
O administrador do Ceaf, Pablo Alves, ressalta que, para lançar o Remédio em Casa, a Sesau investiu, apenas para o mês de agosto, R$ 200 mil na aquisição de medicamentos de alto custo. Montante que, segundo ele, deve dobrar em setembro.
Pablo Alves explica que cada paciente é cadastrado para receber os medicamentos por três meses. “Quando o paciente recebe os remédios referentes ao segundo mês, já são entregues os documentos para renovação, que devem ser preenchidos pelo médico que o acompanha. No terceiro mês, a documentação é recolhida pelo motociclista, assegurando a continuidade do recebimento”, explica.
Cadastro
Para se cadastrar no Remédio em Casa, é necessário se encaixar nos critérios estabelecidos pelo programa e fazer a adesão, comparecendo à sede do Ceaf em Maceió. O órgão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, está situado na Rua Oldemburgo Paranhos, antiga Rua Goiás, no bairro Farol. Para obter mais informações, é necessário ligar para os telefones 3315 6109 e 3315 6110.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
