Pinheiro: pagamento dos primeiros lotes deve sair ainda esta semana
Previsão é que o pagamento seja disponibilizado até a próxima sexta-feira (13)
A Prefeitura de Maceió informa que o pagamento das parcelas da renovação da Ajuda Humanitária do Governo Federal deverá ser feito ainda esta semana. A medida depende da chegada de cartão bancário em nome do órgão municipal, o que deve ocorrer até amanhã (11). A partir de então, o Banco do Brasil deverá creditar, em 48h, os benefícios nas contas dos moradores cadastrados.
Em reunião na última segunda-feira (09), representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), Secretaria Municipal de Economia (Semec), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Secretaria Municipal de Governo (SMG) e Coordenadoria Municipal Especial de Proteção e Defesa Civil (Compdec) discutiram os trâmites para agilizar o pagamento das parcelas da renovação após serem sanados todos os entraves para este processo.
O cartão bancário foi solicitado pela Defesa Civil Nacional e, segundo informações do Banco do Brasil, a previsão é que o pagamento seja disponibilizado até a próxima sexta-feira (13). Assim que o cartão estiver disponível, será feito o pagamento dos lotes de renovação e os saques do benefício já começam a ser liberados.
De acordo com informações da Semec, um dos entraves que dificultava a liberação automática das parcelas da renovação é o fato de o valor creditado – R$ 7.066.000,00 – ter sido depositado em nova conta no nome da Prefeitura de Maceió, uma vez que o repasse do recurso federal atende agora ao Estado de Calamidade e não mais ao de Situação de Emergência.
Com a mudança da conta, seria necessário novo cadastramento de todos os moradores do Pinheiro que já recebem o benefício federal no sistema de pagamento bancário. Após discussões envolvendo o Governo Federal e o Banco do Brasil, foi possível fazer a transferência dos dados existentes para a nova conta para agilizar o pagamento dos valores, considerando que os beneficiários são os mesmos já cadastrados.
Ainda durante a reunião, foi esclarecido que os beneficiários dos lotes 1 e 2 receberão as parcelas retroativas da Ajuda Humanitária. O valor será repassado de forma gradativa, com diferença de alguns dias entre a liberação das parcelas.
O auxílio-moradia social é concedido pelo Governo Federal para moradores com recomendação de realocação no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias em decorrência da instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Atualmente, 2.047 famílias recebem o benefício.
Veja também
Últimas notícias
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Após FIV, mulher de 62 anos dá à luz 6º filho; médica explica técnica
Mulher leva bebê reborn “com gripe” para UPA, que nega atendimento
Golden vira sensação ao aparecer em mais de 1.000 fotos do Google
Paulo Dantas anuncia maior concurso público da história de AL com mais de 11 mil vagas
Prefeitura de Maragogi facilita pagamento de tributos com opção via cartão de crédito
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
