Agricultura: Brasil autoriza importação de uva e alho do Egito
Neste domingo, 15, Tereza Cristina se reuniu no Cairo com o ministro da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Ezz el-Din Abu Steit
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, informou hoje que, após o Brasil ter conseguido, ontem (14), a abertura do mercado do Egito para produtos lácteos nacionais, o País deverá autorizar a importação de uva e alho egípcios.
Neste domingo, 15, Tereza Cristina se reuniu no Cairo com o ministro da Agricultura e Recuperação de Terras do Egito, Ezz el-Din Abu Steit. Na pauta do encontro também esteve a importação de laranjas pelo Brasil e o envio de caprinos e ovinos para o Egito, medida que, segundo o MInistério, pode beneficiar o Nordeste brasileiro, onde há um centro avançado de pesquisas da Embrapa sobre a atividade, em Sobral (CE).
"Durante muitos anos ficamos fechados, o Brasil agora tem pressa por essa abertura de mercado", disse a ministra em nota distribuída por sua assessoria. Já o ministro egípcio disse que seu país tem a intenção de aumentar as importações de produtos agropecuários brasileiros, bem como incrementar a parceria na área de pesquisa. Os dois países estão revisando protocolo de parceria entre a Embrapa e o Centro de Pesquisas do Egito.
No Cairo, a ministra brasileira participou de seminário com empresários na Federação das Câmaras Egípcias de Comércio. O presidente da Federação das Câmaras Egípcias de Comércio, Ibrahim Al- Arabi, disse, ainda de acordo com a nota, que 11% dos produtos alimentícios consumidos no Egito são provenientes do Brasil. Para ele, é preciso fortalecer a logística e o transporte para ampliar a relação bilateral.
Entre os dias 11 e 23 de setembro, a ministra Tereza Cristina visitará quatro países do Oriente Médio: Egito, Arábia Saudita, Kuwait e os Emirados Árabes Unidos.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
