Seprev capacita gestores da rede estadual de ensino sobre prevenção ao suicídio
Secretaria já percorreu oito gerências regionais de ensino

Cercado de tabus e desinformação, a prevenção ao suicídio é tema de uma série de oficinas realizadas pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) aos gestores, coordenadores e articuladores das escolas estaduais durante todo este mês.
Após já percorrer oito Gerências Regionais de Educação (Gere), nesta segunda-feira (23), no auditório da 1ª Gere, localizado na Pajuçara, foi a vez dos servidores de 52 escolas serem capacitados para lidar da melhor forma possível com o tema.
O objetivo, de acordo com a superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveira, é promover uma maior compreensão e conscientização sobre o problema e assim prevenir o suicídio de adolescentes e jovens.
“Nessas situações, é relevante criar um ambiente seguro, acolhedor e livre de julgamentos para que sentimentos como indiferença e insegurança sejam temas abordados com tranquilidade e trabalhados de maneira produtiva nas salas de aula”, explicou Gouveia.
Ainda segundo a superintendente, a ideia é que o estudante que esteja passando por algum problema envolvendo a saúde mental possa ter na comunidade escolar uma referência para procurar ajuda.
“Quando não é debatido, acaba por ficar imerso em preconceitos, na falta de informação e traz dificuldades na identificação dos sinais de alerta, o que diminui a busca por ajuda e a aumenta o estigma para aqueles que sofrem. A presença do psicólogo Jonathan Nascimento tirando dúvidas e apresentando informações relevantes é fundamental”, disse.
Para a gerente regional da 1ª Gere, Lidiana Costa, a oficina é importante não apenas para os discentes como também para os profissionais da área.
“É interessante trabalhar esse tema porque os gestores são a referência para os alunos que estejam passando por algum problema. Além disso, os servidores também precisam desse tipo de informação. Eu, enquanto diretora, sempre fui mãe, psicóloga, assistente social, amiga, conselheira. Sempre somos procurados”, lembrou.
Até a próxima sexta-feira (27), a Seprev estará finalizando as oficinas nas cidades de Santana do Ipanema (6ª Gere), Porto Calvo (10ª Gere), Penedo (9ª Gere) e Palmeira dos Índios (3ª Gere).
Veja também
Últimas notícias

Residência em Penedo é alvo de busca e apreensão pela PF durante operação de combate à fraudes previdenciárias

Homem é preso por jogar prima no chão, espancá-la e ameaçá-la com faca em Maceió

Fumaça preta: Papa não é eleito na manhã do segundo dia de conclave

Inscrições para Mais Médicos terminam nesta quinta-feira (8)

Plenário da Casa Legislativa de Igaci é reinaugurado após reforma

Homem é preso acusado de matar jovem a facadas em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
