Governo prepara Conferência Estadual LGBT
Evento promovido pela Semudh em parceria com o CECD/LGBT tem início no próximo dia 29 de setembro

“A Garantia do Direito à Diversidade Sexual e de Gênero para Conquista da Democracia” será o tema central da IV Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT, convocada pelo governador Renan Filho por meio do Decreto Nº 67. 318, que acontece nos meses de setembro a dezembro de 2019.
“Alagoas é o segundo estado do país a convocar a Conferência de Direitos LGBT. Além de uma grande conquista para a comunidade é o momento em que a nossa reunião entre sociedade civil e gestores de entidades e órgãos ligados a temática construirá propostas que irão para a Conferência Estadual e a Nacional. Nosso intuito é criar, fortalecer e garantir as políticas públicas de nossa população”, ressaltou Jade Soares, assessora técnica da Superintendência de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial da Semudh e membro do CECD/LGBT.
Organizada pelo Conselho Estadual de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CECD/LGBT em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos – Semudh, a IV Conferência terá encontros divididos em etapas regionais, abrangendo todo o estado de Alagoas, e culminará na etapa estadual, que será realizada em dezembro, onde o material coletado nas regionais será sintetizado para apresentação na Conferência Nacional. Todas as datas serão publicadas em breve no Diário Oficial.
A primeira etapa das conferências regionais acontece no próximo domingo (29), no município de Santa Luzia do Norte, a partir das 09h. O local de encontro é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Siracusa. Os debates serão gratuitos e abertos para a população.
Cris de Madrid, presidente do CECD/LGBT, destacou a relevância da parceria entre a Secretaria e o Conselho como ferramenta estratégica de disseminação dos direitos da comunidade LGBT alagoana. “Sem o apoio e a presença da Semudh o Conselho não existiria. A gestão do governador Renan Filho e da secretária Maria Silva merece os parabéns pela presença e pela visibilidade concedida à comunidade”, destacou Cris.
Um dos principais intuitos do evento é avaliar a efetividade das políticas públicas para enfrentamento a violência praticada contra a população LGBT, tendo em conta o pacto federativo e a relação entre os três poderes, como também propor estratégias para enfrentar a discriminação sofrida em decorrência de orientação sexual e/ou identidade de gênero.
“A IV Conferência LGBT é uma oportunidade onde a comunidade e o poder público poderão conferir os avanços alcançados, analisar as políticas públicas atuais e, com base nas deliberações da conferência, planejar os novos compromissos que serão firmados junto à população LGBT. Nesse sentido, é imprescindível a participação efetiva de todos os segmentos para deliberar democraticamente sobre os temas abordados”, afirmou o superintendente de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial, Mirabel Alves.
Veja também
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
