Setores apontam caminhos para o desenvolvimento do turismo em Maceió
Audiência pública aconteceu no Plenário Silvânio Barbosa da Câmara Municipal em Jaraguá
O Turismo em Maceió foi o tema da audiência pública que aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no Plenário Silvânio Barbosa, por iniciativa da vereadora Ana Hora (PSD).
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), deputado estadual Davi Maia (DEM), vereador Chico Filho (Progressistas), vereadora Silvania Barbosa (PRTB), a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Olívia Tenório, estiveram presentes. Representantes da Secretária Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH), Fecomércio, SEBRAE e OAB/AL também participaram da audiência.
De acordo com o deputado federal Marx Beltrão, o turismo em Alagoas tem sido um grande vetor na economia, mas é preciso que os gestores tomem a iniciativa de prepararem projetos para que as obras de infraestrutura sejam executadas e finalizadas, objetivando o crescimento do turismo na capital alagoana.
“Nos últimos anos, o PIB nacional do turismo cresceu mais de 3% e eu tenho muito orgulho do que conquistamos com nosso trabalho. A Infraestrutura é uma das coisas que precisamos abraçar e, enquanto ministro e deputado, trabalhei e sigo trabalhando em diversas obras, como a obra de duplicação de Maceió para Arapiraca. Não faltam recursos do governo federal para a realização dessas obras, mas é preciso que os gestores tenham responsabilidade na criação dos projetos e licitações para que tudo isso seja executado”, disse.
A representante da ABIH, Adriana Vasconcelos, listou algumas das deficiências do setor do turismo em Maceió, como infraestrutura, malha aérea, regulamentação dos ambulantes e padronização das caixas d’água. Ela ainda falou da necessidade do Poder Público enxergar o turismo com seu devido potencial e investir mais nesse setor.
Segundo Olívia Tenório, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, são várias as categorias que compõem o setor de turismo da capital alagoana.
“É importante entender que o turismo envolve muito mais categorias do que a gente imagina, além das praias, trabalhamos na capacitação dos profissionais para vender a nossa cidade como um ótimo destino e a média anual de ocupação da nossa cidade chega a 85%. A gastronomia, a segurança pública e saneamento básico, por exemplo, compõe esse setor. Nós trabalhamos a cada dia para que a nossa cidade cresça e esteja capacidade para receber quem vem de fora”, declarou.
O vereador Chico Filho disse que Maceió tem muito potencial, mas é preciso saber receber os turistas e entender que essas pessoas trazem recursos para a cidade. A vereadora Silvana Barbosa também disse que a Câmara Municipal de Maceió está trabalhando cada vez mais para impulsionar esse setor tão importante para a capital.
No encerramento da audiência pública, a vereadora Ana Hora disse que turisticamente a orla de Maceió deveria ser mais explorada.
Veja também
Últimas notícias
Justiça decide que Estado tem competência e suspende ações da Prefeitura contra totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
