Óculos de realidade virtual viram febre em feira de turismo
Equipamento simula visita a pontos turísticos, passeio de buggy e até descida em toboágua
Os óculos de realidade virtual se tornaram uma febre entre os expositores que desejam vender destinos turísticos, já que o equipamento simula a experiência que o turista poderá encontrar na viagem: desde uma imersão à Baía de Abrolhos, na Bahia, passando por um passeio de buggy nas praias do Rio Grande do Norte ou ainda por uma descida em um famoso toboágua cearense. Durante a Abav Expo 2019, uma das mais importantes feiras do segmento, o equipamento virou um facilitador nos stands e uma ferramenta considerada inovadora.
O parque aquático Beach Park, localizado no Ceará, levou o Insano Virtual para a exposição na capital paulista, mas também utiliza o equipamento como um mecanismo de acessibilidade do complexo. Com os óculos, é possível que idosos, crianças muito pequenas e pessoas com mobilidade reduzida tenham a sensação radical de 5 segundos de queda livre nos 41 metros de toboágua -- assim como sente quem desce, efetivamente, no brinquedo.
“A gente trouxe essa proposta para alcançar o maior número de visitantes possíveis, principalmente os que temem uma atração conhecida por ser radical. É uma inovação que permite que esse pessoal venha a conhecer uma sensação diferente, tanto aqui na feira quanto no próprio parque, lá no Ceará”, diz Felipe Lima, diretor comercial do Beach Park.
Outro destino turístico do Nordeste que também investiu nos equipamentos eletrônicos como uma forma de despertar a curiosidade para o local foi a Bahia. No stand, há seis óculos que exibem três opções de vídeos sobre a região de Abrolhos, entre manguezal, recifes costeiros e o arquipélago como um todo.
“O projeto nasceu da nossa ideia de levar até as pessoas imagens sensibilizadoras sobre o ambiente marinho, tanto da parte da pesquisa, quanto da conservação, enxergando que Abrolhos é um local pouco conhecido, pouco divulgado, pouco procurado, pelo menos como deveria”, explica Daniel Venturini, um dos quatro idealizadores da iniciativa “Eco 360”, que foi financiada via edital do canal de televisão National Geographic. As imagens estão conectadas a um áudio de conscientização sobre o meio ambiente, com versões em três idiomas (português, inglês e espanhol).
O Rio Grande do Norte foi outro estado que utilizou da tecnologia para se promover. Com os óculos de realidade aumentada, para aliar a conectividade ao regionalismo, o estado potiguar incentivou a descida das dunas de Jenipabu através de passeio de buggy virtual. O Maranhão desde 2018 também adota essa iniciativa. Pelo equipamento, é possível assistir aos Lençóis Maranhenses, São Luís e Chapada das Mesas. Os vídeos são curtos. Duram no máximo dois minutos.
A Latam também quis se posicionar nesse sentido e ofereceu a visualização das novas estruturas das classes premium business e economy pelos óculos. A agente de viagens Dayane de Oliveira, 24 anos, foi uma das pessoas que enfrentaram fila para conhecer as mudanças promovidas pela empresa em suas aeronaves e, segundo ela, gostou da experiência.
Veja também
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
