Procon Maceió fiscaliza casas de empréstimos nesta terça-feira
Mobilização nacional envolverá 200 órgãos de Defesa do Consumidor
O Procon Maceió vai fiscalizar, nesta terça-feira (1º), casas de empréstimos na capital em uma ação proposta pela Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil). O Dia D de Combate ao Empréstimo Abusivo acontecerá no Dia Internacional do Idoso, principal vítima de assédio por parte das empresas. A mobilização nacional envolverá 200 órgãos de Defesa do Consumidor.
Leandro Almeida, diretor-executivo do Procon Maceió, alerta que os idosos fazem parte do público-alvo de propagandas enganosas no segmento empréstimo. “Os idosos são, de forma recorrente, alvo de assédio por parte das empresas que concedem empréstimo consignado e, por inúmeras razões alheias a sua vontade, acabam contraindo empréstimos desnecessários. No Brasil, esta população é geralmente responsável pelo sustento de toda a família, sendo alvo fácil de publicidades abusivas”, disse.
“É fundamental que, antes de contratar um empréstimo, a família converse a avalie a real necessidade de contratação. É interessante também manter uma planilha organizada de despesas e orçamento familiar, o que pode auxiliar para que empréstimos desnecessários não sejam contraídos”, orienta Leandro Almeida.
Para evitar dor de cabeça, o órgão recomenda que os números de telefone sejam cadastrados no bloqueio de telemarketing, serviço oferecido pelo site www.naomepertube.com.br. O banco de dados do sistema é acompanhado pelos Procons, Ministérios Públicos e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Em caso de dúvidas, o maceioense pode contar com ajuda do Procon Maceió. O atendimento presencial é realizado na Rua Pedro Monteiro, nº 47, no Centro, ou nos núcleos do Centro Universitário Cesmac, na Rua Iris Alagoense (Farol), na Faculdade Uninassau, localizada na Rua Professor Sandoval Arroxelas (Ponta Verde), e na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), na Rua Avenida Presidente Roosevelt, no Barro Duro. As informações também podem ser solicitadas por meio do telefone 0800 082 4567 ou WhatsApp 988828326.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios vai receber etapa do Circuito Regional de Feiras da Agricultura Familiar
Aumento das bolsas da Fapeal entra em vigor e beneficia mestrandos e doutorandos
STF valida lei de Alagoas que regula passagem de policiais militares para inatividade
Inscrições para o concurso da Guarda Civil Municipal encerram nesta quinta (7)
Arapiraca inicia expansão da coleta seletiva porta a porta em bairros da cidade
Carlos Bolsonaro desembarca em Maceió para corrida Acorda Brasil
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
