Equatorial solicita apoio do MPE no combate a queimadas próximas à rede elétrica
Em 2018, só na Linha de Distribuição que atende o município de Coruripe, foram registradas 20 interrupções
Na manhã desta quinta-feira (03), em audiência na sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE), a Equatorial Energia Alagoas formalizou a solicitação de apoio do órgão para que sejam emitidas recomendações às entidades representativas dos plantadores de cana do estado para que observem a legislação sobre a realização de queimadas. Com o início do período de colheita da cana-de-açúcar, aumentam as ocorrências de incêndio próximas a rede elétrica levando a interrupção do fornecimento de energia.
Durante a sessão, o engenheiro eletricista da Equatorial, Jonson Barbosa relatou que a companhia tem realizado visitas às usinas levando orientações para que a colheita da cana-de-açúcar seja feita sem provocar perdas para os clientes da Equatorial e para a própria empresa. “Em 2018, foram registradas 29 interrupções no fornecimento de energia motivadas por queimadas, afetando 180 mil clientes em 23 cidades. Só na Linha de Distribuição que atende o município de Coruripe, foram 20 suspensões. Com o apoio do MPE, a Equatorial espera que as entidades do setor sucroalcooleiro conscientizem seus associados quanto ao cumprimento da legislação e que essa mudança de comportamento possa se refletir na diminuição das interrupções no fornecimento em todo o estado” comentou o engenheiro.
Em ata, o MPE propôs dar ciência aos envolvidos sobre a necessidade de se verificar a Lei Estadual nº 7454/2013, que proíbe o emprego do fogo no perímetro próximo as linhas de transmissão e distribuição e na faixa de domínio de subestações, com o objetivo de se evitar impactos que venham a causar transtornos à sociedade e danos ao meio ambiente, principalmente as áreas de vegetação do bioma Mata Atlântica. Foi disponibilizado para o representante do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar) o documento de solicitação da Equatorial e a ata da audiência. A mesma documentação será encaminhada para Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas (Asplana) e para a Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana de Alagoas (Coplan).
CAMPANHA - Desde agosto, a Equatorial tem realizado campanha para conscientizar a população e produtores rurais sobre os prejuízos causados pelo fogo.
Os danos não ocorrem apenas se o fogo alcançar os cabos. Só o calor das chamas embaixo da rede elétrica já é capaz de provocar o rompimento de fios ou do isolamento da linha, o que pode causar um curto-circuito e a falta de energia. O fogo ainda pode atingir vários postes e quilômetros de rede, fazendo com que o serviço para recompor a estrutura e os componentes que foram danificados leve horas ou até dias para ser concluído.
Além dos prejuízos ao meio ambiente, as queimadas afetam a população em geral, escolas, hospitais, comerciantes, indústrias e empresários devido a interrupção do fornecimento. Também expõe pessoas e animais ao risco de acidentes quando há o rompimento de cabos.
LEGISLAÇÃO
De acordo com o a lei Estadual 7.454/2013, a queimada sem observância das distâncias mínimas de segurança acarreta em aplicação de multa de 30 unidades Fiscais no valor de R$ 778,80 por hectare de área atingida. O causador do incêndio também está sujeito a responsabilidade penal, com reclusão de três a seis anos, previsto no art. 250 do Código Penal e a responsabilidade civil com possibilidade de ação indenizatória por danos materiais e morais da empresa contra o causador do incêndio nos termos do art. 927 do Código Civil.
A população também pode ajudar, denunciando qualquer queimada embaixo da rede elétrica. O registro pode ser feito na Central de Atendimento da Equatorial, através do telefone 0800 082 0196.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
PM reforça segurança na alta temporada em Maceió e Região Metropolitana
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
