Famílias do Mutange serão realocadas para imóveis do Minha Casa, Minha Vida
Remoção de 740 famílias iniciará na próxima semana
O prefeito de Maceió Rui Palmeira reuniu-se nesta quinta-feira (03), em Brasília, com o ministro Gustavo Canuto, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para tratar da situação dos moradores da encosta do bairro do Mutange e da encosta do Jardim Alagoas. Na reunião, ficou definido que assessores técnicos do Ministério virão a Maceió para as tratativas de realocação dessas famílias para residenciais do programa Minha Casa Minha Vida construídos em Maceió.
Rui Palmeira destacou os resultados do encontro, que também contou com a participação do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e de técnicos do MDR. “Nós tivemos uma reunião assertiva, onde o ministro Canuto determinou que na próxima semana alguns técnicos estejam em Maceió para começarmos a trabalhar a remoção das famílias do Mutange. Então, já vamos agir com o plano de trabalho e fazer a remoção o mais rápido possível de 740 famílias para dois residenciais, no Rio Novo e no Benedito Bentes. Queremos, também, fazer a remoção das outras famílias que passarão a receber um aluguel social enquanto finalizamos outro residencial, que deve ficar pronto entre dezembro e janeiro”, detalhou o prefeito.
“A gente queria ouvir isso do ministro. A gente precisa e é uma necessidade dessas pessoas que estão aguardando há tanto tempo. O Município solicitou há meses autorização para levar essas famílias para os residenciais do Minha Casa, Minha Vida e, ao que parece, agora vai finalmente acontecer”, acrescentou o prefeito.
A Prefeitura segue monitorando e acompanhando a situação dos bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, que estão em estado de calamidade pública. Segundo estudos técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as áreas de encosta do Mutange e do Jardim Alagoas, identificadas pela cor rosa claro no Mapa de Setorização de Danos da Defesa Civil, deve ser totalmente evacuada por apresentar maior instabilidade de solo.
Em julho deste ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou um cadastro dos moradores da localidade e, em Brasília, o prefeito Rui Palmeira solicitou autorização do Governo Federal para ocupação de 740 casas do programa Minha Casa, Minha Vida. Em agosto, instituições públicas acompanharam o prefeito e o secretário Municipal de Governo, Eduardo Canuto, em uma visita ao Residencial Vale do Parnaíba, localizado no bairro Rio Novo. Esse é um dos residenciais que receberão as famílias.
Para Eduardo Canuto, a notícia é acompanhada de muita emoção. “Esse anúncio é resultado de muita luta, onde enfrentamos fatores adversos, mas sempre irmanados na certeza de que nós temos a responsabilidade de evacuar aquela área, que é de risco. Essa informação é motivo de alegria. Quero muito agradecer ao povo do Mutange, que acreditou no papel da Prefeitura, às nossas secretarias e ao envolvimento do prefeito Rui Palmeira, que tem protagonizado todo esse trabalho e que nos motiva a nos manter firmes nesta luta incansável. Além disso, agradecer a todas as instituições que estão junto conosco”, afirmou.