Fiscalização combate poluição visual no bairro do Farol
Objetivo é retirar os anúncios publicitários irregulares

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) segue com as ações de combate à poluição visual. Nesta terça-feira (08), as equipes de fiscalização, com o apoio da Guarda Municipal, trabalharam em ruas do entorno da Avenida Fernandes Lima, no Farol. O objetivo é retirar os anúncios publicitários irregulares, combatendo a poluição visual.
De acordo com a coordenadora de Fiscalização de Posturas, Katiuscia Lima, a ação vai abranger toda a cidade. “Nosso objetivo é coibir a poluição visual causada por placas e faixas em árvores, postes e demais bens públicos. É uma ação rotineira, que iniciamos nos bairros da Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e que hoje teve sequência no bairro do Farol. É um trabalho que nós iremos estender por toda a Capital”, afirma.
Katiuscia explica que esta é a etapa inicial da ação. “Em cada saída da fiscalização, foram retirados cerca de 300 materiais. Será feita a triagem e identificação dos responsáveis, que serão autuados e estarão sujeitos à pena de multa de 500 reais por unidade de anúncio realizado”, alerta.
Orientações
De acordo com o decreto municipal 7.613/2014, é proibido colocar cartazes e faixas em postes e árvores. Por isso, a Secretaria não pode conceder a autorização para esse tipo de publicidade. No caso de anúncios em outras localidades, a pessoa interessada tem que procurar a Semscs e formalizar a solicitação.
A coordenadora explica que o Código Tributário de Maceió é amplo e cada situação tem sua especificidade. Por exemplo, no caso das faixas em postes, a multa é de R$ 500,00 por unidade por ter colocado. “Lembrando que não existe autorização para esse tipo de publicidade em bens públicos”, reforça.
Outros tipos de publicidade sem autorização, independentemente do local, podem ter multas no valor de até R$ 1.000,00 por dia, caso o material não seja retirado após autuação. Os equipamentos apreendidos podem ser recuperados na Semscs, após pagamento das taxas de apreensão e depósito de mercadoria.
Como regularizar
Para solicitar autorização, é necessário dirigir-se à sede da Semscs, situada à Rua Alexandre Passos, s/n, em Jaraguá, levando originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência do requerente, croqui do material publicitário em questão e CNPJ (em caso de pessoa jurídica). Após preencher a solicitação – e com base nas características do material publicitário – o requerente será orientado sobre a eventual necessidade de outros documentos e providências.
Veja também
Últimas notícias

Tia Júlia se reúne com senador Renan Calheiros e reforça pedidos por demandas essenciais para Palmeira

Prefeitura de Palmeira inicia inscrições para Processo Seletivo da Educação

Ação Penedo Contra o Sarampo alerta sobre a importância da vacinação

Prefeita Tia Júlia e vice Sheila Duarte cumprem agenda em Brasília para tratar demandas de Palmeira

Ministro dos Portos e Aeroportos anuncia investimentos para construção do Aeroporto de Arapiraca

Justiça condena empresário e corretor por agressão a Henry Castelli em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
