Câmara promove audiência pública alusiva ao Outubro Rosa
Encontro vai acontecer na manhã desta quinta-feira (10) no Plenário Silvânio Barbosa
Uma manhã de orientação e prevenção ao câncer de mama, marcada pela participação de médicos, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil - assim está prevista para ser a Audiência Pública proposta pela vereadora Fátima Santiago (Progressista) sobre o Outubro Rosa. Com o tema Câncer de Mama - informar, prevenir e cuidar, o encontro acontecerá na manhã desta quinta-feira (10), a partir das 9h no Plenário Silvânio Barbosa na Câmara Municipal de Maceió, localizada no bairro do Jaraguá.
Para a vereadora, a importância de ações de conscientização e de medidas preventivas para diminuir os índices de casos é imprescindível. A parlamentar é também médica ginecologista e fundadora do Instituto que mantém uma unidade móvel de cuidados com a saúde da mulher - Nossa Senhora de Fátima. "O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço - acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do seio/mamilo. Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações são primordiais. Quanto mais rápida a detecção, maiores são as chances de cura”, alerta Santiago.
Santiago reforça que além da rede pública de saúde demandar um melhor aparelhamento, a elaboração de políticas de assistência à saúde das mulheres alagoanas, deve ser feita de forma permanente. "As mulheres têm risco aumentado de desenvolverem câncer de mama. As causas estão relacionadas a hábitos nocivos como uso de álcool e cigarro, má alimentação e sedentarismo, somados a fatores hereditários, que contribuem para a alta incidência da doença. Por isso, quanto mais consciência sobre a importância do autoexame e da mamografia, maior a possibilidade de detectar a doença em seu estado inicial. Se diagnosticado e tratado com antecedência, as chances de cura são maiores", concluiu.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
