Câmara promove audiência pública alusiva ao Outubro Rosa
Encontro vai acontecer na manhã desta quinta-feira (10) no Plenário Silvânio Barbosa
Uma manhã de orientação e prevenção ao câncer de mama, marcada pela participação de médicos, profissionais da saúde e representantes da sociedade civil - assim está prevista para ser a Audiência Pública proposta pela vereadora Fátima Santiago (Progressista) sobre o Outubro Rosa. Com o tema Câncer de Mama - informar, prevenir e cuidar, o encontro acontecerá na manhã desta quinta-feira (10), a partir das 9h no Plenário Silvânio Barbosa na Câmara Municipal de Maceió, localizada no bairro do Jaraguá.
Para a vereadora, a importância de ações de conscientização e de medidas preventivas para diminuir os índices de casos é imprescindível. A parlamentar é também médica ginecologista e fundadora do Instituto que mantém uma unidade móvel de cuidados com a saúde da mulher - Nossa Senhora de Fátima. "O câncer de mama pode ser percebido pela mulher como um caroço - acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar vermelha ou parecida com uma casca de laranja ou surgirem alterações no bico do seio/mamilo. Conhecer o que é normal em suas mamas e ficar atenta para eventuais alterações são primordiais. Quanto mais rápida a detecção, maiores são as chances de cura”, alerta Santiago.
Santiago reforça que além da rede pública de saúde demandar um melhor aparelhamento, a elaboração de políticas de assistência à saúde das mulheres alagoanas, deve ser feita de forma permanente. "As mulheres têm risco aumentado de desenvolverem câncer de mama. As causas estão relacionadas a hábitos nocivos como uso de álcool e cigarro, má alimentação e sedentarismo, somados a fatores hereditários, que contribuem para a alta incidência da doença. Por isso, quanto mais consciência sobre a importância do autoexame e da mamografia, maior a possibilidade de detectar a doença em seu estado inicial. Se diagnosticado e tratado com antecedência, as chances de cura são maiores", concluiu.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
