Prefeitura firma parcerias para ações do Outubro Rosa
A campanha Maceió Rosa foi criada em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa
A Prefeitura de Maceió assinou nesta quarta-feira (18) um termo de cooperação com a Casa Rosa e a Ong Renascer, organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas por meio de Chamada Pública, com o objetivo de fortalecer as ações das OSCs e a campanha Maceió Rosa.
Para a assessora especial de políticas sociais do Município, Marina Toledo, a parceria vai reforçar a campanha no Outubro Rosa e vai atender a mais maceioenses. “Estamos querendo cada vez mais levar a campanha até a população, e com esta parceria, que se deu por meio de Chamada Pública, esperamos que a informação chegue até nosso público e que a gente dê mais visibilidade para o trabalho destas instituições. De modo geral, buscamos fortalecer a campanha e levar para a comunidade o trabalho da Prefeitura junto destas instituições. Com certeza com isso teremos um trabalho mais solidificado e pulverizado”, explicou.
A presidente da Casa Rosa, Myrtha Melo, reforça que o Outubro Rosa é o mês que as ações de prevenção e combate ao câncer de mama são intensificadas, mas que o trabalho das instituições é desenvolvido durante todo o ano. “Este é o mês que as ações que desenvolvemos durante o ano inteiro ganham visibilidade. As pacientes se envolvem de maneira mais intensa e a sociedade também. É necessário levar esta informação para a sociedade, mas também mostrar a superação destas mulheres que venceram a doença”, disse.
“Já realizamos desde 2016 um trabalho de diagnóstico precoce e prevenção e também no sentido de criar essa rede de apoio. Criamos na Casa Rosa um espaço de integração para que estas mulheres socializem entre elas, se sintam mais fortes e tirem o foco do momento difícil que estão enfrentando”, acrescentou.
Para a presidente da Ong Renascer, Naydja Reis, a iniciativa da Prefeitura é muito positiva e dá visibilidade ao trabalho desenvolvido na instituição. “A campanha Maceió Rosa amplia a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e dá mais visibilidade para o trabalho que instituições como a nossa realizam em Maceió. Desde 2008 desenvolvemos um trabalho de acolhimento às mulheres vítimas do câncer, oferecendo tanto serviços de saúde quanto assistência jurídica, de serviço social, oficinas de arte, banco de lenços e prótese mamária”, comentou.
A campanha Maceió Rosa foi criada em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa. O objetivo é intensificar em todas as unidades de saúde as ações voltadas para o público feminino, ampliar as solicitações de rastreamento do câncer de mama, intensificar ações de educação em saúde voltadas à mulher e ampliar o cuidado integral.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
