Prefeitura firma parcerias para ações do Outubro Rosa
A campanha Maceió Rosa foi criada em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa
A Prefeitura de Maceió assinou nesta quarta-feira (18) um termo de cooperação com a Casa Rosa e a Ong Renascer, organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas por meio de Chamada Pública, com o objetivo de fortalecer as ações das OSCs e a campanha Maceió Rosa.
Para a assessora especial de políticas sociais do Município, Marina Toledo, a parceria vai reforçar a campanha no Outubro Rosa e vai atender a mais maceioenses. “Estamos querendo cada vez mais levar a campanha até a população, e com esta parceria, que se deu por meio de Chamada Pública, esperamos que a informação chegue até nosso público e que a gente dê mais visibilidade para o trabalho destas instituições. De modo geral, buscamos fortalecer a campanha e levar para a comunidade o trabalho da Prefeitura junto destas instituições. Com certeza com isso teremos um trabalho mais solidificado e pulverizado”, explicou.
A presidente da Casa Rosa, Myrtha Melo, reforça que o Outubro Rosa é o mês que as ações de prevenção e combate ao câncer de mama são intensificadas, mas que o trabalho das instituições é desenvolvido durante todo o ano. “Este é o mês que as ações que desenvolvemos durante o ano inteiro ganham visibilidade. As pacientes se envolvem de maneira mais intensa e a sociedade também. É necessário levar esta informação para a sociedade, mas também mostrar a superação destas mulheres que venceram a doença”, disse.
“Já realizamos desde 2016 um trabalho de diagnóstico precoce e prevenção e também no sentido de criar essa rede de apoio. Criamos na Casa Rosa um espaço de integração para que estas mulheres socializem entre elas, se sintam mais fortes e tirem o foco do momento difícil que estão enfrentando”, acrescentou.
Para a presidente da Ong Renascer, Naydja Reis, a iniciativa da Prefeitura é muito positiva e dá visibilidade ao trabalho desenvolvido na instituição. “A campanha Maceió Rosa amplia a conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e dá mais visibilidade para o trabalho que instituições como a nossa realizam em Maceió. Desde 2008 desenvolvemos um trabalho de acolhimento às mulheres vítimas do câncer, oferecendo tanto serviços de saúde quanto assistência jurídica, de serviço social, oficinas de arte, banco de lenços e prótese mamária”, comentou.
A campanha Maceió Rosa foi criada em 2014 e faz alusão à campanha internacional Outubro Rosa. O objetivo é intensificar em todas as unidades de saúde as ações voltadas para o público feminino, ampliar as solicitações de rastreamento do câncer de mama, intensificar ações de educação em saúde voltadas à mulher e ampliar o cuidado integral.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
