66% dos maceioenses economicamente ativos estão endividados
Desempenho da capital alagoana está 0,9% acima do nível de endividamento geral
Após duas quedas consecutivas do endividamento dos consumidores na capital, mas com elevação da inadimplência, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que houve aumento de 4,08% do endividamento em setembro, em relação ao mês imediatamente anterior. Isso demonstra que 66% dos maceioenses economicamente ativos utilizaram algum tipo de crédito para contrair dívida.
O assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, ressalta que, desde agosto, o endividamento corrente está acima do registrado nos últimos 12 meses, “indicando que os consumidores, por conta da informalidade e renda menor estão exagerando no uso das ferramentas de crédito para encerrar o mês”. Assim, na variação anual, o maceioense está 7,35% mais endividado do que no mesmo mês do ano passado.
Em termos mensais, a dificuldade de pagar as contas apresentou elevação de 0,46%, o que pode ser considerado estagnação. Já a inadimplência caiu 2,45%, fato positivo. Em termos anuais, o atraso de contas está 3,26% menor e a inadimplência é 6,92% mais baixa.
Na análise do economista, os dados de Alagoas confirmam os indicadores nacionais que demonstram que o nível de endividamento da população é o maior dos últimos 6 anos, devido à redução da renda familiar e à busca por crédito para fechar as contas do mês. “Inclusive, o nível de endividamento geral das famílias brasileiras é de 65,1%, enquanto a da capital alagoana é de 66%, ou seja, estamos 0,9% acima do endividamento geral da população brasileira”, avalia Felippe. “A elevação também alcança as pessoas que estão atrasando contas, pois estamos 3,9% acima da média nacional. E, em termos de inadimplência, 8,1% acima”, complementa.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
