66% dos maceioenses economicamente ativos estão endividados
Desempenho da capital alagoana está 0,9% acima do nível de endividamento geral
Após duas quedas consecutivas do endividamento dos consumidores na capital, mas com elevação da inadimplência, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de Maceió, realizada pelo Instituto Fecomércio AL em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aponta que houve aumento de 4,08% do endividamento em setembro, em relação ao mês imediatamente anterior. Isso demonstra que 66% dos maceioenses economicamente ativos utilizaram algum tipo de crédito para contrair dívida.
O assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, ressalta que, desde agosto, o endividamento corrente está acima do registrado nos últimos 12 meses, “indicando que os consumidores, por conta da informalidade e renda menor estão exagerando no uso das ferramentas de crédito para encerrar o mês”. Assim, na variação anual, o maceioense está 7,35% mais endividado do que no mesmo mês do ano passado.
Em termos mensais, a dificuldade de pagar as contas apresentou elevação de 0,46%, o que pode ser considerado estagnação. Já a inadimplência caiu 2,45%, fato positivo. Em termos anuais, o atraso de contas está 3,26% menor e a inadimplência é 6,92% mais baixa.
Na análise do economista, os dados de Alagoas confirmam os indicadores nacionais que demonstram que o nível de endividamento da população é o maior dos últimos 6 anos, devido à redução da renda familiar e à busca por crédito para fechar as contas do mês. “Inclusive, o nível de endividamento geral das famílias brasileiras é de 65,1%, enquanto a da capital alagoana é de 66%, ou seja, estamos 0,9% acima do endividamento geral da população brasileira”, avalia Felippe. “A elevação também alcança as pessoas que estão atrasando contas, pois estamos 3,9% acima da média nacional. E, em termos de inadimplência, 8,1% acima”, complementa.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
