Maceioenses consumiram 50% a mais em novembro, diz Fecomércio
Aumento é em comparação ao mesmo período do ano passado e é reflexo da Black Friday e da melhora da renda
O Índice de Consumo das Família (ICF) de Maceió aumentou 50%, em novembro, em relação ao mesmo período do ano passado, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Na variação mensal, em comparação ao mês de outubro, o crescimento do consumo correspondeu a 3,86%. O incremento no consumo é efeito da melhora na renda e da Black Friday.
De acordo com a pesquisa, os consumidores que recebem menos de 10 Salários Mínimos (SM) apresentaram incremento no consumo de 4,16% na variação mensal e 51,62%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Já para os maceioenses com renda acima de 10 SM, o consumo variou menos do que a média e dos consumidores com renda menor, apenas 1,07% na variação mensal. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, mostrou-se um pouco abaixo do aumento da média do consumo, 41,69% de crescimento.
Em relação a renda do trabalho, os números apontam saldo líquido positivo na geração de empregos em outubro para o setor de Comércio, cerca de 224 postos criados em Maceió, já o segmento de Serviços gerou 123 postos líquidos. “Ao todo, analisando todos os setores produtivos, foram gerados 453 postos de trabalho. Assim, somente Comércio e Serviços geraram 76,6% da mão de obra em outubro”, observou o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha.
Entre agosto e setembro, a variação líquida de todos os setores apresentou saldo de 148 empregos criados na capital. “Dessa forma, percebe-se que a melhoria da renda do trabalho, amplia o consumo e, para aqueles já empregados e seguros da manutenção de seu posto, aumenta o desejo por boas promoções para adquirir aquele tão sonhado produto com um preço atrativo”, comentou o economista.
Segundo Felippe, a economia aquece no final de ano, aumenta a sensação de segurança em relação à manutenção do emprego. A pesquisa aponta que os consumidores estão 1,7% mais seguros da manutenção do seu emprego atual em relação ao ano passado.
A pesquisa mostra ainda que os consumidores estão menos crentes de que haverá aumentos salariais ou receberá promoção no emprego, quando comparado com o mesmo mês período do ano passado, -2,8%. A segurança no emprego e o aumento da sensação de que sua renda tem comprado mais do que o ano passado é maior para 6,3%. “Isso amplifica o consumo e explica boa parte do incremento do consumo no mês de novembro”, analisa o assessor econômico da Fecomércio.
As compras a prazo aumentaram 7% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. “Isso aponta que os consumidores estão mais seguros e estão assumindo o risco de comprar parcelado. Quando perguntado se estão comprando mais este ano do que no ano passado, a pesquisa demonstra que o aumento do consumo é de 11,9%”, disse.
A perspectiva do consumo nos próximos meses é de incremento de 0,5% e os consumidores estão 5,9% mais abertos a aquisição de bens duráveis em relação ao mesmo período do ano passado.
Veja também
Últimas notícias
Motorista é espancado e tem carro destruído após atropelamento em Maceió
Defesa Civil de Maceió já vistoriou 777 imóveis abandonados desde 2021
Paulo Dantas confirma agenda em Lagoa da Canoa após articulação de Edilza Alves
Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em imóvel abandonado em Igaci
Homem é flagrado com faca de 25 cm na calçada de padaria em Palmeira
Funcionário da Equatorial é preso por extorsão no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
