Dados mostram redução da violência pelo 15º mês consecutivo, em Alagoas
Informações foram apresentadas em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (17)

O governador Renan Filho (MBD) reuniu a imprensa no Salão de Despachos, no Palácio República dos Palmares, na manhã desta quinta-feira (17), para apresentar os dados referentes ao mês de setembro deste ano, que apontam a diminuição no número de homicídios, de assaltos a ônibus e de roubo de veículos, bancos e estabelecimentos comerciais em Alagoas.
Segundo o balanço apresentado pelo chefe do Executivo estadual, setembro foi o 15º mês consecutivo a apresentar redução dos índices criminais no estado. Alagoas já havia registrado, em agosto, o 14º mês consecutivo de queda no número de homicídios, convertendo-se na maior redução da série histórica.
"Mais uma vez o mês de setembro, para Alagoas, temos o menor resultado da série histórica. Tivemos 104 mortes para o mês de setembro contra 120 do ano passado, contra um estado que já chegou em 2013 a ter 180. Com relação ao máximo é uma redução de 80 mortes, que dá mais de 40% para o mês de setembro e com relação ao ano passado reduzimos mais 13,3%", revelou o governador.
Na ocasião, o governador fez um balaço dos números de homicídios registrados nos nove primeiros meses de 2019, em Alagoas. Destes, 109 foram registrados em janeiro; 106 em fevereiro; 102 em março; 107 em abril; 105 em maio; 87 em junho; 85 em julho; 80 em agosto e; 104 em setembro.
"De janeiro a setembro, em Alagoas, já chegamos a ter, em 2011, 1808 assassinatos. De janeiro a setembro de 2019 registramos 886. São quase mil mortes a menos, em menos de um ano, do ápice da violência onde a redução foi de 51% e do ano passado para esse, reduzimos em Alagoas, até o final de setembro 24,7% com relação ao ano de 2018", complementou.
Na coletiva, o governador revelou que esteve reunido em Brasília (DF), na terça-feira (15), com o ministro da Justiça, Sérgio Moro, oportunidade em que apresentou os bons resultados alcançados pela Segurança Pública em Alagoas e solicitou o empenho de recursos para a construção de dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisps) do tipo 3 em Maceió.
“O ministro garantiu que vai trabalhar para empenhar os recursos dos Cisps tipo 3 até o mês de novembro. A partir daí, vamos licitar e eu espero que no ano que vem já tenhamos os Cisps do tipo 3 em construção na capital para dar sequência à agenda de entregas na Segurança Pública”, disse o governador.
Maceió
Em Maceió, foram registrados 30 homicídios em setembro deste ano. Por outro lado, a redução de assaltos a coletivos em comparação ao ano passado foi de 72%. “Até o 17º dia deste mês registramos sete homicídios na capital. E esse mês, provalvemente, vamos ter menos de 100 novamente. Nosso desafio agora é encontrar um ano sempre com meses abaixo de 100 homicídios", finalizou Renan Filho.
Roubo a bancos
De janeiro a setembro deste ano, Alagoas registrou quatro roubos a instituições financeiras. Na ocasião, Renan Filho fez um comparativo que mostrou que no mesmo período de 2014, o Estado teve 36 roubos. “Foi uma redução de 81,8%”, revelou.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
