Sarampo: Maceió encerra vacinação de crianças nesta sexta (25)
Na primeira etapa, público-alvo foram crianças de 6 meses a menos de 5 anos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra, nesta sexta-feira (25), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, direcionada à imunização de crianças de seis meses a menores de cinco anos. Iniciada no dia 07 de outubro, a Campanha está sendo realizada de forma seletiva – com avaliação da situação vacinal e vacinação conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) – visando interromper a circulação do vírus da doença e proteger os grupos mais acometidos pelo sarampo no país.
A Gerência de Imunizações do município, no entanto, alerta aos pais que a vacinação é a única forma de prevenção contra o sarampo. Por isso, é importante verificar a Caderneta de Vacinação, procurando identificar se a criança já recebeu a vacina ou se falta completar o esquema vacinal para estar protegida, não só contra o sarampo, mas também contra outras doenças graves que estão associadas na mesma dose – da vacina tríplice viral – que protege, ainda, contra a caxumba e a rubéola.
“Os pais precisam estar cientes desse compromisso com a saúde dos filhos, especialmente em situações como a atual, quando estamos vivenciando um surto de sarampo em todo o país. Independente da Campanha é preciso garantir a atualização do cartão de vacina da criança, com todas as doses disponibilizadas gratuitamente pelo SUS”, reforçou a gerente de Imunizações do município, Eunice Amorim.
Eunice lembra que a Campanha foi priorizada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, devido à elevada incidência de casos de sarampo nessa faixa etária nos surtos registrados em 2019. Nas crianças menores de cinco anos, o risco de desenvolvimento de complicações decorrentes do sarampo que podem levar à obito – como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido e pneumonias – é muito maior. Daí a necessidade desse cuidado.
Próxima etapa
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo já tem data para começar: 18 de novembro. E nela será feito um chamamento para a imunização de adultos dos 20 aos 29 anos, faixa etária que também tem registrado expressivo número de casos confirmados para a doença este ano. A vacinação dessa nova faixa etária também será feita de forma seletiva e com a finalidade de interromper a circulação viral e controlar o sarampo no país.
A vacina está disponível o ano inteiro em todas as unidades de saúde do município, mas para reforçar a iniciativa do Ministério da Saúde, equipes de imunização da SMS vêm fazendo busca ativa de crianças não vacinadas, inclusive, em creches e escolas das redes pública e privada. Não há meta a ser alcançada na Campanha, mas o município trabalha com a expectativa de atingir o mínimo de 95% de cobertura vacinal do público-alvo a ser vacinado.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
