Alunos da Escola Sesi/Senai estão entre os melhores do País na robótica
Os alunos foram desafiados a construir e programar um robô para resgatar vítimas de desastre

A cada ano, o nível das equipes brasileiras que participam da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) fica mais alto e a Rede Sesi/Senai de Educação de Alagoas continua entre os melhores. A confirmação veio nesse sábado, 26, com a conquista do terceiro lugar da equipe Robomac, da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, na etapa nacional realizada em Rio Grande/RS.
A OBR reuniu cem equipes, sendo 50 times do Nível 1, correspondente ao ensino fundamental, e 50 do ensino médio, categoria em que os alagoanos ganharam troféu. Nessa competição, os alunos foram desafiados a construir e programar um robô para fazer o resgate de vítimas numa simulação de desastre.
O robô tinha que ser autônomo, encontrar essas supostas vítimas, fazer o resgate da maneira mais rápida possível, cometendo o menor número de erros durante o trajeto, conta o professor de Robótica Eduardo Monteiro.
Os alagoanos conseguiram destacar entre 50 equipes. “Ficamos em primeiro lugar na primeira fase e, na etapa final, onde eles tinham oito minutos para cumprir o desafio, conseguimos o pódio, entre equipes de um nível super alto, garantindo um prêmio inédito para a nossa rede de Educação e para Alagoas”, afirmou.
É uma conquista coletiva, fruto do total apoio de todos, da equipe técnica aos gestores, lembra a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai, Cristina Suruagy, que recebeu a notícia da premiação na robótica com entusiasmo. “Nosso aplauso, reverência... estou muito emocionada com esse dia de hoje, de tantas conquistas que a gente vem tendo”, disse ela.
O aluno Rian Gabriel, 18 anos, que cursa o 3° ano do ensino médio e o curso técnico de Informática para Internet na Escola Sesi/Senai, era só gratidão. “Participo da robótica desde 2015 e isso vem ajudando a crescer na minha vida pessoal e profissional, pois o que aprendi desde os treinos até as competições é o mais importante”, revelou.
Conforme a supervisora de Educação Básica do Sesi, Elaine Lopes, esse prêmio tem um grande significado para a Educação da Rede Sesi/Senai. “Esse resultado só confirma que estamos no caminho certo, pois a Educação da Rede respira inovação e tecnologia”, ressaltou.
O troféu ficará exposto na Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes para que todos possam vê-lo. Neste período de final do ano, os alunos têm mais um desafio: a etapa nordestina da First Lego League (FLL). “Agora o foco total é para essa próxima competição, para que possamos trazer mais resultados para a educação alagoana”, avisa o professor Eduardo Monteiro.
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
