Associação Teatral das Alagoas faz 64 anos e homenageia Linda Mascarenhas
Na programação, ciclos de leituras dramatizadas, concurso de teatro e lançamento da Revista Kaiti tu 3
Há exatos vinte anos era comemorado o centenário da atriz e professora Linda Mascarenhas, uma das figuras mais importantes da cultura alagoana. Também era data do lançamento do manifesto Maniva, usando como veículo a primeira edição da revista Kaiti tu, lançada especialmente para isso. O manifesto foi uma afirmação da Associação Teatral das Alagoas (ATA) com o compromisso de fomentar a produção no Estado, criando uma cultura do fazer teatro alagoano.
Agora, vinte anos depois, a ATA comemora 64 anos e, para comemorar, vai lançar a terceira edição da revista Kaiti tu, falando sobre as décadas de trabalho e produção da Associação. Ronaldo de Andrade, presidente da ATA, fala sobre as comemorações: “É impressionante ter 64 anos de trabalhos, de realizações, de luta, ficamos surpresos com isso”. Ele conta que resistir até hoje é fruto de uma base sólida, fundada por Linda Mascarenhas, que presidiu e “carregou” a Associação sozinha até a década de 70.
A data de comemoração do aniversário é 12 de outubro. Por ser um marco, a Associação Teatral das Alagoas preparou um mês inteiro de programação. Começando pela véspera, dia 11, com uma leitura dramatizada do texto “Dramática Opção”, do Proinart/UFAL- Curso Teatro Licenciatura, com Duda de Britto, Yrina Lacerda, Neto Portela, Osvaldo Vila Nova e Ronaldo de Andrade.
Depois, o ciclo de leituras dramatizadas segue com Clausura, de Gustavo Félix, com Ronaldo de Andrade, Duda de Britto e Yrina Lacerda. Quem assina a direção é Neto Portela Nova. A apresentação acontece dia 29, às 13h30, na sala 02 do ICHCA, no Campus A. C. Simões da Ufal.
A celebração, que homenageia Linda Mascarenhas, ainda conta com duas atividades no dia 31 de outubro: um concurso de peças teatrais, oferecendo o Prêmio Linda Mascarenhas, com premiações de, no 1º lugar, R$1.000,00 e publicação na Revista Kaiti tu 4 e, para o 2º lugar, uma menção honrosa (o regulamento está disponível no blog da ATA). Para finalizar, o lançamento da revista Kaiti tu 3, às 19h30, no Café da Linda, no saguão do Teatro Deodoro, no Centro de Maceió.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de matar mulher no Bosque já foi condenado por estupro, furto e roubo
Thiaguinho lança novo projeto musical durante a Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo
PF encontra R$ 500 mil em mochila de médico suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro
MP denuncia seis PMs por tortura em caso que resultou em morte em Santana do Ipanema
Verão Massayó: DMTT intensifica fiscalização contra uso indevido de espaço público
Fim de semana será marcado por calor e chuvas isoladas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
