Prefeitura de Maceió e Ufal levam Bienal para ruas do Jaraguá
Capital alagoana recebe a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Maceió recebe a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a partir desta sexta-feira (1) . Este ano, o maior evento literário do estado acontece nas ruas e prédios do bairro histórico de Jaraguá e mais de 250 mil pessoas são esperadas nos dez dias da edição. O evento conta com um importante apoio da Prefeitura de Maceió e é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal), sob o tema “Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia”.
Com investimento de, aproximadamente, meio milhão de reais, todas as secretarias da Prefeitura estarão envolvidas na logística e no desenvolvimento da Bienal. O evento vai acontecer nas ruas do Jaraguá, usando os equipamentos do bairro e valorizando esse espaço histórico de Maceió.
Serão 10 garis garantindo a limpeza durante todo o evento, reforço de 900 pontos de luz e agentes de trânsito para orientar os maceioenses. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estará com ações de educação de trânsito através de dominó e ludo educativo.
Entre o público esperado, estão 6.800 alunos da Rede Municipal de Ensino. Eles receberão um vale-livro no valor de R$ 15. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende incentivar a leitura entre os estudantes. Além disso, a pasta estará com um estande no evento literário. O espaço será montado atrás do Museu da Imagem e do Som (Misa), onde haverá uma estrutura para leitura, contação de histórias e o Espaço Kids, onde serão realizadas as atividades da Estação Saber, a biblioteca volante da Secretaria.
Também estarão com estruturas na Bienal, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com coleta seletiva, geladeroteca, educação ambiental, pintura facial, distribuição de mudas, plantio de mudas com as crianças e exposição de bichos empalhados do parque municipal; e a Secretaria de Saúde, com teatro de fantoches, orientação de higiene bucal, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e noções de primeiros socorros.
A Prefeitura também intensifica a divulgação em hotéis para atrair os turistas que visitam a cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará no evento com a Central de Atendimento ao Turista (Cat Móvel), Experiência Maceió 360º e com a votação da Arte Urbana Interativa – intervenções implantadas no bairro pelas Instituições de Ensino Superior parceiras do Projeto Maceió Cidade Inteligente.
III Seminário de Desenvolvimento Econômico
Nos dias 06 e 07, a Secretaria de Economia (Semec) estará realizando o III Seminário de Desenvolvimento Econômico, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). O evento terá como tema “Visões Compartilhadas – Colaboração e Desenvolvimento” e pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, estudantes e representantes da gestão municipal e da sociedade civil.
As inscrições para o Seminário podem ser feitas no site: https://www.doity.com.br/sde2019.
Veja também
Últimas notícias

Justiça acata ação do MPAL e ordena remoção do ônibus que tombou na Serra da Barriga

Velório de Francisco é aberto; 20 mil pessoas devem se despedir do papa

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5

Adolescente embriagado danifica portão de centro de acolhimento em Arapiraca

Pé-de-Meia: 2ª parcela de 2025 será paga a partir desta quarta-feira

Homem é preso com espingarda calibre 12 escondida em residência na cidade de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
