Prefeitura de Maceió e Ufal levam Bienal para ruas do Jaraguá
Capital alagoana recebe a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Maceió recebe a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a partir desta sexta-feira (1) . Este ano, o maior evento literário do estado acontece nas ruas e prédios do bairro histórico de Jaraguá e mais de 250 mil pessoas são esperadas nos dez dias da edição. O evento conta com um importante apoio da Prefeitura de Maceió e é uma realização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Editora Universitária (Edufal), sob o tema “Livro Aberto – Literatura, Liberdade e Autonomia”.
Com investimento de, aproximadamente, meio milhão de reais, todas as secretarias da Prefeitura estarão envolvidas na logística e no desenvolvimento da Bienal. O evento vai acontecer nas ruas do Jaraguá, usando os equipamentos do bairro e valorizando esse espaço histórico de Maceió.
Serão 10 garis garantindo a limpeza durante todo o evento, reforço de 900 pontos de luz e agentes de trânsito para orientar os maceioenses. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estará com ações de educação de trânsito através de dominó e ludo educativo.
Entre o público esperado, estão 6.800 alunos da Rede Municipal de Ensino. Eles receberão um vale-livro no valor de R$ 15. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) pretende incentivar a leitura entre os estudantes. Além disso, a pasta estará com um estande no evento literário. O espaço será montado atrás do Museu da Imagem e do Som (Misa), onde haverá uma estrutura para leitura, contação de histórias e o Espaço Kids, onde serão realizadas as atividades da Estação Saber, a biblioteca volante da Secretaria.
Também estarão com estruturas na Bienal, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com coleta seletiva, geladeroteca, educação ambiental, pintura facial, distribuição de mudas, plantio de mudas com as crianças e exposição de bichos empalhados do parque municipal; e a Secretaria de Saúde, com teatro de fantoches, orientação de higiene bucal, verificação de pressão arterial, glicemia capilar e noções de primeiros socorros.
A Prefeitura também intensifica a divulgação em hotéis para atrair os turistas que visitam a cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) estará no evento com a Central de Atendimento ao Turista (Cat Móvel), Experiência Maceió 360º e com a votação da Arte Urbana Interativa – intervenções implantadas no bairro pelas Instituições de Ensino Superior parceiras do Projeto Maceió Cidade Inteligente.
III Seminário de Desenvolvimento Econômico
Nos dias 06 e 07, a Secretaria de Economia (Semec) estará realizando o III Seminário de Desenvolvimento Econômico, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). O evento terá como tema “Visões Compartilhadas – Colaboração e Desenvolvimento” e pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, estudantes e representantes da gestão municipal e da sociedade civil.
As inscrições para o Seminário podem ser feitas no site: https://www.doity.com.br/sde2019.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
