Mirante São Gonçalo volta a ser ocupado após implantação do Ronda no Bairro
Espaço público se transformou em palco de encontros e festas
Quem passasse pelo Mirante São Gonçalo há tempos atrás, especialmente no período da noite, veria um espaço deserto, apesar dos vários prédios habitacionais que o circunvizinham. Mesmo considerado um ponto turístico da capital alagoana, o local, por muito tempo, serviu como ponto de distribuição de drogas e cenário para prática de pequenos delitos, o que acabou por afastar os moradores.
Mas essa realidade mudou, segundo os próprios habitantes da região. Desde a chegada do Programa Ronda no Bairro ao Centro de Maceió, em julho de 2018, o local passou a ser assegurado por agentes de proximidade e, junto com as ações culturais e o trabalho de convencimento da equipe social, o espaço público voltou a ser usufruído. É o que afirma a síndica de um dos prédios, Juliana Alvarez.
“O Ronda no Bairro nos trouxe uma sensação de pertencimento sobre esse espaço e nos motivou a ocupá-lo. Porque mesmo depois da segurança deles por perto, ainda temíamos, no começo, voltar a frequentar o local por tudo o que já havíamos presenciado. Mas hoje isso mudou totalmente, inclusive com uma união nunca vista antes, tanto entre síndicos como entre os moradores”, completou.
E foi desta união que começaram a surgir ideias de parcerias para proporcionar ações diferenciadas à própria comunidade. A última delas, ocorrida neste final de semana, mobilizou moradores dos onze prédios da região e levou dezenas de atividades ao espaço do Mirante em comemoração ao Dia das Crianças.
Segundo os próprios moradores, a ideia era antiga, mas nunca havia avançado. “Dessa vez, acionamos o Ronda e falamos sobre o nosso desejo. O programa abraçou a causa. Fomos orientados sobre as licenças necessárias, a quem recorrer. Fizemos tudo e, no fim, a festa aconteceu lindamente. Sem contar com a participação da banda do Ronda, que a gente já conhece das edições do Ronda no Bairro Cultural e gentilmente atendeu o nosso pedido para vir agitar a festa. Deu tão certo que já estamos planejando novas ações para o mês de novembro”, disse Juliana, que também foi uma das responsáveis por articular o momento.
Para a coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, Áurea Vasconcelos, situações como essa demonstram o quanto a filosofia de atuação do programa do Governo do Estado dá resultados.
“Estimular o protagonismo social é um dos nossos maiores objetivos, assim como a retomada dos espaços de convivência mútua como praças e mirantes por parte da população. Então quando vemos as comunidades voltando a ser atuantes, ficamos muito contentes. É uma prova de que é possível ocupar esses lugares com qualidade e, consequentemente, afastar o crime. Continuaremos trabalhando em prol dessas questões e abertos a sugestões e à colaboração da sociedade”, concluiu.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
