Proposta de Bolsonaro pode extinguir município onde ele nasceu
Cidade Glicério, no interior de São Paulo, pode sumir do mapa, tornando-se distrito
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) nasceu em Glicério (SP), município que fica a 490 km da capital, em março de 1955. Foi registrado em Campinas (SP) após oito meses e só voltou à cidade natal seis décadas depois, durante a campanha presidencial, no ano passado, quando reafirmou sua condição de glicerense.
Com a proposta de emenda constitucional enviada ao Congresso Nacional pelo mais ilustre filho da cidade, na terça-feira (5), que extingue os municípios com população inferior a 5.000 mil habitantes e que possuam arrecadação própria abaixo de 10% da receita total, Glicério pode sumir do mapa, tornando-se distrito. Isso pode acontecer 93 anos após a emancipação, em dezembro de 1925, quando se tornou município.
Glicério tem uma população de 4.815 habitantes, segundo o IBGE, e a arrecadação própria é inferior a 10%, de acordo com levantamento feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Durante a campanha, Bolsonaro se disse emocionado de estar na cidade, onde foi recebido com festa por centenas de conterrâneos. Eles o acompanharam até a sede da prefeitura, administrada pelo tucano Ildo Gaúcho. Foi recebido com pompa e recebeu de Gaúcho uma bandeira de Glicério, posando para fotos com apoiadores.
"O senhor é bem-vindo a sua terra. Glicério vai fazer história nesse país e todos nós aqui estamos orgulhosos de receber a sua pessoa. O senhor não teve a vergonha de dizer que nasceu em Glicério, isso é muito importante", declarou o prefeito na ocasião.
Em discurso na praça principal, o capitão reformado enalteceu o fato de ter nascido ali, lembrou-se do pai e pediu votos aos conterrâneos. No segundo turno, o pesselista obteve na cidade 1.749 votos ou 65% dos votos válidos.
O UOL entrou em contato com a assessoria do prefeito de Glicério por diversas vezes ontem e hoje. Foi marcada uma entrevista, cancelada logo depois. A assessoria informou que o tucano iria "esperar um pouco, ver o que o povo vai falar" para comentar a questão.
Veja também
Últimas notícias
Carlos Bolsonaro desembarca em Maceió para corrida Acorda Brasil
Governo de Alagoas anuncia pagamento de R$ 231 milhões em precatórios do Fundef
Justiça manda prender acusado de incendiar apartamento da ex após 1,4 mil quebras de medida protetiva
Governo marca leilão de aeronave inservível para otimizar gestão do patrimônio público
Cresce uso de carretinhas para motos em Alagoas; veja regras e exigências
MPAL convoca audiência pública para discutir rede de fortalecimento à Mulher na Região Norte
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
