Projeto contra o trabalho infantil é apresentado a municípios alagoanos
Proposta é ampliar ações educativas contra o trabalho infantil para Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Feira Grande, Paripueira, Rio Largo e Barra de São Miguel
Descobrir talentos por meio da conscientização é uma das propostas que o Ministério Público do Trabalho (MPT) quer levar a mais municípios de Alagoas, com o Projeto “MPT na Escola”. Pelo segundo ano consecutivo, as atividades contra o trabalho infantil desenvolvidas em escolas públicas de União dos Palmares e Maceió levaram o estado ao destaque do projeto, com o 1º lugar nacional em duas categorias.
Para ampliar as atividades do MPT na Escola em Alagoas, a procuradora Virgínia Ferreira apresentou os resultados e objetivos do projeto, em audiência nesta segunda-feira, 4, a representantes dos Municípios de Arapiraca, Barra de Santo Antônio, Feira Grande, Paripueira, Rio Largo e Barra de São Miguel. Nesta segunda fase do projeto, o intuito do MPT é levar as ações para estas localidades e aumentar para dez o número de municípios participantes, já que Maceió, União, Murici e Maragogi já fazem parte do projeto.
O objetivo da ampliação, destacou Virgínia Ferreira, é levar o MPT na Escola para municípios onde há grande incidência de exploração de crianças e adolescentes, principalmente na Região Agreste, onde já foram registrados casos de trabalho infantil na cultura da mandioca. “Em Alagoas, o trabalho infantil é encontrado preponderantemente no setor agrícola, e nessas localidades precisamos estimular as crianças a frequentarem a escola e a buscarem melhorias por meio da educação. E com o MPT na Escola nós descobrimos talentos, vemos que os alunos criam a expectativa de vencer e, principalmente, se envolvem com a temática de que criança não pode trabalhar”, destacou a procuradora.
Para iniciar as ações, cada município deve apresentar ao MPT um coordenador ligado à Secretaria de Educação, preferencialmente um servidor do quadro efetivo, e indicar as escolas que participarão do MPT na Escola. Já o Ministério Público do Trabalho disponibilizará o material necessário para a execução do projeto e realizará capacitação de professores e coordenadores que atuarem frente ao projeto.
Os Municípios de Arapiraca, Barra de Santo Antônio e Barra de São Miguel já demostraram interesse em participar do MPT na Escola; já os demais devem informar se irão participar, dentro de 5 dias. Em audiência marcada para 9 de dezembro, às 10h, o MPT volta a falar da temática, desta vez com os coordenadores dos municípios que demostrarem interesse em participar do projeto.
O projeto
O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.
O prêmio é dividido nas categorias Conto, Música, Desenho, Curta-Metragem, Poesia e Esquete Teatral. Neste ano, a premiação foi dividida em dois grupos: Grupo 1, voltado a alunos do 4º e 5º ano, com o tema trabalho infantil; e Grupo 2, para alunos do 6º e 7º ano, dentro do tema aprendizagem profissional.
Clique aqui e acesse a lista dos vencedores do MPT na Escola – Etapa nacional 2019.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
