Equipes do IMA e Ufal coletam amostras na costa alagoana
O trabalho teve início nessa quarta-feira (13), continua na quinta-feira (14), com coletas de amostras de água, óleo, solo e peixes para análises
Coletas de amostras de água, solo, óleo e peixe, começaram a ser feitas, em 10 pontos na costa alagoana, nessa quarta-feira (13), por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o trabalho continua na quinta-feira (14).
De modo paralelo o Instituto está mandando amostras de outros oito pontos para análise em um laboratório particular. Segundo informações de Cláudio Costa Filho, gerente de Laboratório do IMA, o órgão estadual contratou o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para proceder com as análises desses pontos. O prazo para o resultado é de cinco dias úteis.
Dos 10 pontos onde as equipes do IMA e da Ufal realizam as coletas, o gerente explica que cinco foram feitas, nessa quarta-feira (13), no litoral norte e, no dia seguinte, será a vez de mais cinco pontos no litoral sul.
No laboratório do IMA serão analisados PH, Salinidade e a presença da bactéria Escherichia coli, com resultados previstos para cinco dias. As mostras de água, óleo, solo e peixe coletadas pelas equipes da Ufal têm um prazo de 10 dias para divulgação dos resultados preliminares.
A ação conjunta faz parte dos esforços empreendidos pelo Estado no sentido de aproveitar a disponibilidade dos pesquisadores para garantir as condições de uso das praias e dos pescados.
Outro passo importante que foi dado, nesse sentido, foi a viabilização de recursos financeiros, na ordem de R$ 200 mil, por parte do Governo do Estado, para pesquisas voltadas à investigação, tratamento e destinação do óleo coletado; monitoramento da qualidade da água e do pescado; monitoramento da fauna nas faixas de praia e recifes; além de aspectos sócio-econômicos.
Veja também
Últimas notícias
Alemanha vai investir 1 bilhão de euros em fundo de florestas
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
