Equipes do IMA e Ufal coletam amostras na costa alagoana
O trabalho teve início nessa quarta-feira (13), continua na quinta-feira (14), com coletas de amostras de água, óleo, solo e peixes para análises

Coletas de amostras de água, solo, óleo e peixe, começaram a ser feitas, em 10 pontos na costa alagoana, nessa quarta-feira (13), por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o trabalho continua na quinta-feira (14).
De modo paralelo o Instituto está mandando amostras de outros oito pontos para análise em um laboratório particular. Segundo informações de Cláudio Costa Filho, gerente de Laboratório do IMA, o órgão estadual contratou o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para proceder com as análises desses pontos. O prazo para o resultado é de cinco dias úteis.
Dos 10 pontos onde as equipes do IMA e da Ufal realizam as coletas, o gerente explica que cinco foram feitas, nessa quarta-feira (13), no litoral norte e, no dia seguinte, será a vez de mais cinco pontos no litoral sul.
No laboratório do IMA serão analisados PH, Salinidade e a presença da bactéria Escherichia coli, com resultados previstos para cinco dias. As mostras de água, óleo, solo e peixe coletadas pelas equipes da Ufal têm um prazo de 10 dias para divulgação dos resultados preliminares.
A ação conjunta faz parte dos esforços empreendidos pelo Estado no sentido de aproveitar a disponibilidade dos pesquisadores para garantir as condições de uso das praias e dos pescados.
Outro passo importante que foi dado, nesse sentido, foi a viabilização de recursos financeiros, na ordem de R$ 200 mil, por parte do Governo do Estado, para pesquisas voltadas à investigação, tratamento e destinação do óleo coletado; monitoramento da qualidade da água e do pescado; monitoramento da fauna nas faixas de praia e recifes; além de aspectos sócio-econômicos.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Igaci Leva Atendimento da Assistência Social ao Distrito Dionísio

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Videomonitoramento da SSP flagra jovens com drogas no Marco dos Corais

Prefeitura alerta usuários de programas sociais para golpe em visitas domiciliares

Moraes dá 48 horas para defesa informar estado de saúde do ex-presidente Collor

Alta de covid-19 faz cidade do Amazonas retomar uso obrigatório de máscara
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
