Marisqueiras relatam prejuízo com manchas de óleo no litoral alagoano
Levantamento dos aspectos socioeconômicos deve ser realizado pela UFAL
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) tem um trabalho junto aos pescadores e marisqueiras no Estado, e durante visitas, eles estão relatando prejuízos devido as manchas de óleo que estão aparecendo no litoral do Nordeste.
Embora ainda não haja nenhuma comprovação da contaminação de mariscos e peixes por conta da mancha de óleo, a comercialização da pesca artesanal já sente os efeitos do acidente.
Segundo o professor Igor Oliveira, pesquisador do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo da Ufal, o impacto para as marisqueiras é maior, porque elas não têm direito ao seguro - defeso, concedido de forma extraordinária pelo Governo Federal para os pescadores artesanais atingidos pelos impactos do óleo.
“Em Feliz Deserto, por exemplo, houve uma grande mortandade de massunim, que é um marisco muito consumido em pratos típicos da região. As marisqueiras estão sem renda nenhuma”, preocupa-se o pesquisador.
Ele informa que ainda será necessário fazer o levantamento dos aspectos socioeconômicos desse grave derramamento de óleo no litoral nordestino.
Veja também
Últimas notícias
Marina JHC visita gestante e destaca compromisso do HC com o cuidado às mães
Ladrão anuncia assalto e rouba dinheiro de lanchonete no Sertão de AL
Parceria com Daniel Barbosa garante 3 mil novas vagas na educação de Arapiraca
Emenda de Isnaldo Bulhões garante adutora que levará água para o Sertão
Celular ao lado do corpo torna tio-avô principal suspeito da morte
Casal é detido com entorpecentes em moto adulterada e roubada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
