ALE derruba veto e autoriza que advogados autentiquem documentos sem precisar ir a cartório
Projeto de lei que dá autonomia à categoria vai agora para a sanção do governador Renan Filho (MDB)

O veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que autoriza advogados autenticarem documentos foi derrubado pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A nova regra, que dá autonomia a estes profissionais, passa a valer em todo o estado. O projeto de lei nº 68/2019 foi uma proposta apresentada pela Associação Nacional da Advocacia Criminal em Alagoas (Anacrim/AL) à Casa de Tavares Bastos com o apoio do deputado estadual Inácio Loiola (PDT).
O projeto, que altera a lei nº 6.161 de 26 de junho de 2000, foi apreciado em plenário na terça-feira (19). O veto foi rejeitado pela maioria dos votos. Se antes a autenticação tinha que passar primeiro em cartório, agora a legislação irá prever que os próprios advogados tenham autonomia para dar autenticidade às cópias de documentos juntados aos processos e apresentá-los nas repartições públicas no âmbito administrativo em Alagoas.
De acordo com a Anacrim/AL, o Código de Processo Civil (CPC) já prevê autorização para advogados autenticarem documentos, entretanto apenas para os profissionais em processos judiciais. A entidade ressalta que, com a lei estadual, a regra se aplicará ao processo administrativo, do qual, toda a administração pública de Alagoas deverá aceitar documentos autenticados por todos os advogados.
Para o Presidente da Anacrim/AL, o Advogado Manoel Passos, esse é mais um passo em favor da sociedade para melhorar o ambiente de negócios, simplificando os procedimentos no âmbito da administração pública estadual. “Além do mais, merece destaque a relevância do projeto de lei pelo reconhecimento da fé pública dos Advogados para atestarem autenticidade de documentos, demonstrada a importância e a confiabilidade em prol de toda uma categoria”, afirma o representante da associação.
“A medida reflete um importante avanço, possibilitando ao advogado constituído autenticar cópias reprográficas de documentos, que evidencia a redução de custos para seus clientes e a desburocratização nos trâmites dos procedimentos administrativos e serviços públicos”, destacou o secretário-geral da Anacrim/AL, Marcelo Medeiros.
O projeto havia sido aprovado pela casa em setembro de 2019, mas foi vetado pelo Executivo. Com a derrubada do veto, ele segue para promulgação do governador Renan Filho (MDB).
Veja também
Últimas notícias

Quatro assaltantes armados são presos por roubo na BR-424, em Rio Largo

Promotora entra com recurso de apelação para aumentar pena de homem que matou ex em Murici

Estudantes brigam dentro de sala de aula em escola estadual em Porto Calvo

'Brasil tem capacidade logística para ampliar exportações', afirma Renan Filho, no Japão

Carlos Cavalcanti assume presidência do Tribunal de Justiça de AL a partir desta quarta (26)

Julgamento de motorista embriagado que causou morte em Pilar ocorre nesta quarta (26)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
