ALE derruba veto e autoriza que advogados autentiquem documentos sem precisar ir a cartório
Projeto de lei que dá autonomia à categoria vai agora para a sanção do governador Renan Filho (MDB)
O veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que autoriza advogados autenticarem documentos foi derrubado pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). A nova regra, que dá autonomia a estes profissionais, passa a valer em todo o estado. O projeto de lei nº 68/2019 foi uma proposta apresentada pela Associação Nacional da Advocacia Criminal em Alagoas (Anacrim/AL) à Casa de Tavares Bastos com o apoio do deputado estadual Inácio Loiola (PDT).
O projeto, que altera a lei nº 6.161 de 26 de junho de 2000, foi apreciado em plenário na terça-feira (19). O veto foi rejeitado pela maioria dos votos. Se antes a autenticação tinha que passar primeiro em cartório, agora a legislação irá prever que os próprios advogados tenham autonomia para dar autenticidade às cópias de documentos juntados aos processos e apresentá-los nas repartições públicas no âmbito administrativo em Alagoas.
De acordo com a Anacrim/AL, o Código de Processo Civil (CPC) já prevê autorização para advogados autenticarem documentos, entretanto apenas para os profissionais em processos judiciais. A entidade ressalta que, com a lei estadual, a regra se aplicará ao processo administrativo, do qual, toda a administração pública de Alagoas deverá aceitar documentos autenticados por todos os advogados.
Para o Presidente da Anacrim/AL, o Advogado Manoel Passos, esse é mais um passo em favor da sociedade para melhorar o ambiente de negócios, simplificando os procedimentos no âmbito da administração pública estadual. “Além do mais, merece destaque a relevância do projeto de lei pelo reconhecimento da fé pública dos Advogados para atestarem autenticidade de documentos, demonstrada a importância e a confiabilidade em prol de toda uma categoria”, afirma o representante da associação.
“A medida reflete um importante avanço, possibilitando ao advogado constituído autenticar cópias reprográficas de documentos, que evidencia a redução de custos para seus clientes e a desburocratização nos trâmites dos procedimentos administrativos e serviços públicos”, destacou o secretário-geral da Anacrim/AL, Marcelo Medeiros.
O projeto havia sido aprovado pela casa em setembro de 2019, mas foi vetado pelo Executivo. Com a derrubada do veto, ele segue para promulgação do governador Renan Filho (MDB).
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar de Alagoas divulga resultados da Operação Jogo Limpo
Homem de 51 anos passa mal e morre em Arapiraca
Jequiá da Praia vence a 1ª Copa Intermunicipal de Matemática na Feira dos Municípios
Veja momento em que raio cai durante ato de Nikolas Ferreira em Brasília
Gás do Povo chega a todas as capitais a partir desta segunda
Raio atinge ato de Nikolas Ferreira e deixa mais de 30 pessoas feridas em Brasília
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
