Mais de 6 mil acidentes fatais em Alagoas foram indenizados pelo DPVAT
Dados são dos últimos dez anos e ainda podem aumentar
Mais de 6.700 acidentes fatais que ocorreram em Alagoas nos últimos dez anos foram indenizados pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Os dados foram repassados pela Seguradora Líder. De acordo com levantamento, mais de 391 mil acidentes fatais ocorreram no país e foram indenizados pelo seguro obrigatório na última década.
O número ainda pode aumentar porque a indenização pode ser solicitada até três anos após o acidente. Mesmo com extinção do DPVAT, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo seguro.
No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que extingue o DPVAT. O superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, chamou atenção para importância do seguro em um cenário em que milhares perdem a vida todos os anos.
“O cenário continua mostrando a importância de investir em educação para a prevenção de acidentes, na formação de condutores e reforço da fiscalização em todos os estados do Brasil. Também é fundamental que haja mecanismos de proteção para as vítimas de acidentes, como o Seguro DPVAT, que tem caráter social e dá apoio às vítimas e seus familiares em um momento tão difícil”, explicou.
Em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também se posicionou contrário a decisão. O chefe de Segurança no Trânsito do Detran AL, Renan Silva, explicou que o seguro compensa, minimamente, impactos gerados por andar de carro ou moto, destinando recursos para vítimas de acidentes, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Denatran.
“Pode gerar um rombo na saúde pública. A pessoa pode ter o melhor plano de saúde de Alagoas, mas, quando sofrer uma lesão grave, vai parar no Hospital Geral do Estado (HGE) ou no Hospital de Emergência de Arapiraca porque só eles são especializados nisso. Além das consequências sociais, existem as econômicas”, disse.

Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
