Mais de 6 mil acidentes fatais em Alagoas foram indenizados pelo DPVAT
Dados são dos últimos dez anos e ainda podem aumentar
Mais de 6.700 acidentes fatais que ocorreram em Alagoas nos últimos dez anos foram indenizados pelo seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Os dados foram repassados pela Seguradora Líder. De acordo com levantamento, mais de 391 mil acidentes fatais ocorreram no país e foram indenizados pelo seguro obrigatório na última década.
O número ainda pode aumentar porque a indenização pode ser solicitada até três anos após o acidente. Mesmo com extinção do DPVAT, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo seguro.
No início do mês, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que extingue o DPVAT. O superintendente de Operações da Seguradora Líder, Arthur Froes, chamou atenção para importância do seguro em um cenário em que milhares perdem a vida todos os anos.
“O cenário continua mostrando a importância de investir em educação para a prevenção de acidentes, na formação de condutores e reforço da fiscalização em todos os estados do Brasil. Também é fundamental que haja mecanismos de proteção para as vítimas de acidentes, como o Seguro DPVAT, que tem caráter social e dá apoio às vítimas e seus familiares em um momento tão difícil”, explicou.
Em Alagoas, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também se posicionou contrário a decisão. O chefe de Segurança no Trânsito do Detran AL, Renan Silva, explicou que o seguro compensa, minimamente, impactos gerados por andar de carro ou moto, destinando recursos para vítimas de acidentes, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Denatran.
“Pode gerar um rombo na saúde pública. A pessoa pode ter o melhor plano de saúde de Alagoas, mas, quando sofrer uma lesão grave, vai parar no Hospital Geral do Estado (HGE) ou no Hospital de Emergência de Arapiraca porque só eles são especializados nisso. Além das consequências sociais, existem as econômicas”, disse.

Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
