Mais de 8 mil turistas visitaram a Serra da Barriga no 20 de novembro
Pavimentação realizada pelo Governo de Alagoas deverá potencializar turismo na região

Oito mil pessoas visitaram a Serra da Barriga durante o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira, 20 de novembro. Em 2018, o número foi de cinco mil turistas. O total alcançando em um único dia chega a ser superior ao número de turistas que visitaram a Serra durante todo o primeiro semestre de 2019. Nos seis primeiros meses do ano, sete mil pessoas estiveram no local.
A expectativa é que os números positivos passem a ser uma constante, uma vez que o espaço conta, desde o último dia 14, com um novo acesso e pavimentação, infraestrutura que contribui diretamente para alavancar o potencial turístico da Serra.
Mano Gil do Quilombo é guia de turismo no local há seis anos, explorando todo o potencial histórico, étnico e cultural da região. Para ele, o novo acesso deverá atrair mais pessoas e movimentar a economia.
“A chegada de mais turistas enriquece e desenvolve a economia local. Eu ganho para guiar as pessoas, vendo o meu artesanato, o comerciante da cidade vende mais para os restaurantes, que servem mais comida da culinária afro-indígena, e assim todo mundo ganha. Agora que o acesso está bom, os visitantes podem subir a Serra do inverno ao verão. Divulgando, o turista passa a visitar a sua casa, que é o Quilombo dos Palmares, onde começou o Brasil”, comemora o informante turístico da Serra da Barriga.
Executada pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), as obras garantiram a pavimentação da estrada que vai da parte urbana até a base da Serra. São 7,4 quilômetros que agora contam com sarjetas, passeios, pórticos, sinalização horizontal e vertical.
Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, a região vive um momento positivo. “A obra de infraestrutura representa um sonho realizado do turismo alagoano. Ela significa uma nova fase para a Serra da Barriga, com desenvolvimento e geração de emprego e renda. O resultado beneficia o município e toda a cadeia turística, que agora conta com um excelente aliado na potencialização dos Quilombos enquanto atrativo turístico”, destaca Rafael Brito.
Festival Quilombola
Com um novo formato, o Festival Quilombola, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro, recebeu em sua última edição aproximadamente 7 mil e 500 pessoas. Quem visitou pôde aproveitar um menu gastronômico da culinária afro-brasileira a preço fixo, no valor de R$ 15, e ainda apresentações culturais e artísticas.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
