Mostra Sururu: prefeito certifica vencedores do Edital do Audiovisual
Evento foi realizado no Centro Cultural Arte Pajuçara

Na abertura da 10° Mostra Sururu de Cinema Alagoano, realizada na noite desta terça-feira (10), 33 projetos contemplados pelo Edital do Audiovisual de Maceió, viabilizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), foram certificados. O evento foi realizado no Centro Cultural Arte Pajuçara e a exposição segue até o domingo (15).
Com o edital, o Município disponibilizou R$1 milhão de reais para 20 trabalhos. “A Prefeitura fez um grande investimento no Edital do Audiovisual – Maceió 2019 e nesta terça entregamos os certificados. Outros 5 milhões de reais serão entregues pela Ancine aos demais vencedores, um aporte inédito para o estado de Alagoas. Temos visto que muita coisa boa está saindo da nossa capital e indo para outros estados, levando o nosso nome, o nome dos cineastas daqui e isso é muito bacana”, disse o prefeito Rui Palmeira.
“Saltamos para o futuro com o cinema de Maceió”. A afirmação foi do presidente da Fmac, Vinícius Palmeira. “É uma ação vitoriosa que mostra o vigor de algo construído dentro do ambiente do audiovisual de Maceió. Nesta edição, a Prefeitura fez a certificação dos vencedores do Edital do Audiovisual com a transferência dos recursos para a conta dos realizadores. Nesta quarta, 20 dos ganhadores acordaram com o valor dos prêmios nas contas jurídicas. Os demais receberão os recursos da Ancine. O Município confia no que faz, no grupo que tem, nos seus cineastras e nos realizadores, aposta nisso e salta para o futuro”, destacou.
O evento é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual de Alagoas e produção de Saudáveis Subversivos, conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).
Para o pesquisador e coordenador da Mostra Sururu, Glauber Xavier, os dez anos da Mostra Sururu são muito representativos, pois significa que todos os anos Alagoas tem uma safra de filmes. “Se estudarmos a Mostra Sururu como testemunha dessa safra, vamos ver que a cada dia ela é maior e com mais qualidade. O recurso investido e distribuído dentro do audiovisual é o que movimenta uma cadeia produtiva enorme de prestadores de serviços. O positivo do apoio da Prefeitura é que antes dos recursos temos o diálogo e isso é impagável. Falamos e somos ouvidos e juntos podemos pensar numa política pública eficaz”, disse.
Com a exibição do videoclipe “Livre”, do grupo Os Comparsas e dos curtas-metragens “Nas Quebradas do Boi”, “O Que As Batingas Têm?”, “O Saldo da Guerra”, “Lugar Comum” e “Como Ficamos na Mesma Altura”, além de um debate com os realizadores das produções audiovisuais, a Mostra abriu os trabalhos.
Para Lucas Litrento, poeta e integrante do Mirante Cineclube, a Mostra Sururu representa uma série de realizações que a inciativa vem galgando ao longo do tempo. “A mostra também é muito interessante porque ela junta muitos parceiros num trabalho que só cresce. A Mostra Sururu é esperada por todos e já tem uma data marcada no calendário cultural da cidade. Há governos que não apoiam a cultura e querem destruir políticas públicas, então, quando a Prefeitura de Maceió nos ajuda, indo nessa contramão, realizando editais e apoiando mostras como a Sururu, é essencial”, disse Litrento, que também é estudante de jornalismo.
A partir desta quarta-feira (11), além da Mostra Oficial, sempre às 19h, haverá também o Ambiente de Mercado, com a discussão sobre o cenário do audiovisual regional e nacional, a partir das 14h.
“Para os próximos dias podemos esperar um panorama da produção cinematográfica alagoana. Até domingo, teremos a exibição de 29 filmes produzidos em Alagoas, o que demonstra a vitalidade do segmento do audiovisual e a força do cinema alagoano. O evento é totalmente gratuito e aberto ao público. Até sábado acontece a mostra competitiva, sempre a partir das 19h, e no domingo será a premiação. Quem não quiser perder, deve chegar um pouco mais cedo para garantir seu lugar”, disse o produtor cultural da Fmac, Marcos Sampaio.
Mostra Itinerante
Neste ano, a Mostra Sururu desenvolveu 10 exibições itinerantes, levando cerca de 20 produções audiovisuais genuinamente alagoanas consagradas em edições anteriores para vários pontos da capital e de outros municípios do estado, como Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, Delmiro Gouveia, Penedo e Arapiraca.
Confira a programação completa da Mostra Sururu de Cinema Alagoano aqui.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
