Instituições se unem para criação do Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes
A iniciativa visa a reduzir as taxas de homicídios da categoria no estado
O Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). A iniciativa tem como objetivo principal elaborar diagnósticos sobre homicídios de adolescentes no estado; identificar boas práticas de prevenção de homicídios, além de realizar o monitoramento permanente da situação no estado.
Entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos em Alagoas saltou de 53,5 para 66,6 por grupo de 100 mil habitantes (SIM/Datasus). Foram 4.918 assassinatos de meninas e meninos no estado neste período. Em 2017, de cada 100 homicídios em Alagoas, 23,7 foram de população entre 10 e 19 anos - maior do que a média brasileira, que já uma das mais altas do mundo, com 18 pessoas nessa faixa etária em cada 100 pessoas assassinadas.
O Comitê será anunciado nesta quinta-feira (12), no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, durante o evento Cidades e Gestores-Congresso e Expo, na ocasião as quatro instituições assinarão um protocolo de intenções para a criação oficial do Comitê que servirá como instrumento para o engajamento de outras instituições públicas, sociedade civil e movimentos sociais comprometidos em evitar que mais vidas sejam interrompidas antes mesmo de chegar na fase adulta.
Veja também
Últimas notícias
Ufal oferta 140 vagas em curso presencial de Libras no Campus A.C. Simões
TRE-AL e MPT reforçam parceria para combater assédio eleitoral em Alagoas
Bolsonaro pede ao STF para receber os filhos no Dia dos Pais
Cibele Moura oficializa candidatura à reeleição para deputada estadual
'Vagabundo desse Neymar', dispara presidente do Remo após provocação
Coruripe alcança nota máxima no Ideb e se destaca entre as melhores do país
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
