APM e Ifal produzem vídeo com instruções sobre abordagem a pessoas surdas
Projeto iniciado em disciplina do Curso de Formação de Oficiais foi premiado durante congresso acadêmico do Instituto Federal

A Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), por meio de um grupo de cadetes, em parceria com o Campus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), produziu um vídeo com orientações a pessoas surdas e policiais para serem observadas durante as abordagens feitas pelas guarnições da Corporação. O trabalho também contou com o apoio de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
A ação surgiu de um projeto desenvolvido durante as instruções da disciplina da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) sob a orientação da professora Danielly Caldas, que também ministra instruções no Campus Maceió do Instituto Federal. O projeto “Mãos na cabeça: uma proposta de abordagem policial a surdos” é um vídeo produzido com o objetivo de promover informação, inclusão social e buscar uma melhor prestação de serviço à sociedade como um todo.
“Durante a execução do projeto nós tivemos várias etapas. Uma delas foi pensar em como fazer essa abordagem em Libras, pois não bastava só interpretar o que é falado oralmente pelo policial e sim adequar a técnica. É comum na abordagem, o policial solicitar inicialmente que as pessoas se virem, mas como o surdo tem como base o contato visual a gente precisou ajustar, pendido inicialmente que eles colocassem a mão na cabeça, antes mesmo de virar”, afirmou a professora Danielly.
A especialista enalteceu ainda que durante o trabalho foi feita uma avaliação sobre a importância da execução de sinais objetivos e curtos.
“É aquela primícia de que o policial precisa ser objetivo naquele momento, comandos curtos. A gente precisava de uma sinalização curta também, que pudesse fazer valer o que é falado oralmente”, disse ela.
No vídeo, os próprios cadetes da PM simulam uma abordagem mostrando desde o primeiro contato até a consulta e posterior liberação das pessoas. No final, chama-se à atenção dos surdos para que durante a abordagem policial sempre mantenham a calma, mãos à mostra e portem documentos de identificação.
“A atividade prática é extremamente eficiente e gratificante para uma formação e isso claro tem ajudado no aperfeiçoamento do que nos é repassado no CFO. Além de ajudar na formação, com o vídeo a gente dissemina um padrão de abordagem tanto para os militares, que já atuam nas ruas e acabam não lembrando do que é repassado na APM ou no CFAP [Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças], quanto para os próprios surdos, usando sinais simples, mas com informações bastante eficientes”, afirmou o cadete Raphael Alécio, que foi um dos militares que participou do projeto.
O vídeo, que foi produzido ainda com o apoio da Assessoria de Comunicação da PM, chegou a ser bastante elogiado durante sua apresentação na mostra de extensão do Ifal e premiado no Congresso Acadêmico da instituição. O trabalho ainda foi apresentado no III Encontro Regional das Licenciaturas e será parte de um artigo que deve ser apresentado durante um evento em Florianópolis, em Santa Catarina, no ano que vem.
“Este novo artigo é a partir da fala dos próprios militares em relação ao vídeo. Como é que eles avaliam esse vídeo, qual a contribuição, a eficácia no dia a dia. Então a gente vai começar fazer esse levantamento para que possa ser apresentado na Universidade Federal de Santa Catarina em um evento que é bem tradicional na área”, finalizou Danielly Caldas.
Confira o vídeo acessando aqui.
Últimas notícias

Defesa Civil Estadual realiza teste demonstração do Sistema de Alerta de Desastre no próximo dia 14

PRF apreende quase meia tonelada de cocaína em caminhão carregado com abacaxi

IMA e Batalhão Ambiental flagram abate clandestino de carne em São Luís do Quitunde

Nova frota do transporte escolar começa a trafegar em Maceió

Prefeito faz adesão de Matriz de Camaragibe ao Selo Unicef

Censo religioso do IBGE revela que em Maceió, população católica ainda é maioria, mas evangélicos crescem
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
