Antiga Intendência: Prefeitura inicia obras de revitalização
O palacete já abrigou a estrutura administrativa de diversos órgãos públicos de Maceió
O histórico prédio da antiga Intendência Municipal, no Centro de Maceió, está em obras para a recuperação da infraestrutura degradada por vândalos. A revitalização foi iniciada pela Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), com base no projeto elaborado pela Coordenação Geral de Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet). A obra tem previsão de execução de seis meses e considera todos os métodos necessários sobre preservação do patrimônio cultural.
Titular da Sudes, Gustavo Torres explica que a obra foi viabilizada por meio de processo licitatório conduzido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). “Sabemos da importância deste prédio, que tem valor histórico e cultural para a nossa cidade. Concluímos todos os trâmites burocráticos para a contratação da obra e agora seguiremos o projeto para recuperar a estrutura. Foi feito um levantamento técnico pela equipe da Sedet e a obra será realizada conforme os critérios para preservação do patrimônio. Em breve, a antiga Intendência estará pronta para uso público da Prefeitura”, afirmou o superintendente.
De acordo com o mapeamento de danos realizado pela Sedet, a ação dos vândalos acarretou em perdas e estragos no bem histórico. No entanto, será possível recuperá-lo. Construído em 1910, o prédio foi projetado pelo arquiteto italiano Luigi Lucarini para ser a sede do governo. Lucarini também foi o responsável pelos projetos do Palácio Museu Floriano Peixoto e do antigo prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e, em Penedo, projetou o Mercado Público da Cidade e o Teatro Sete de Setembro.
O palacete já abrigou a estrutura administrativa de diversos órgãos públicos, como a Prefeitura de Maceió, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Após a revitalização, o prédio deve receber a estrutura da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
