Alagoas bate meta e vacina 96% do rebanho contra a aftosa
Segunda etapa da vacinação imunizou bovídeos com até dois anos de idade e não houve prorrogação da campanha
Alagoas atingiu a meta de vacinação contra a febre aftosa estabelecida Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Nesta segunda etapa de vacinação, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) registrou um índice de 96% da cobertura vacinal do rebanho de bovídeos de 0 a 24 meses em todo o estado.
A segunda etapa da vacinação foi realizada de 1º a 31 de novembro. Após seis anos, assim como na primeira etapa da campanha, não houve a prorrogação em Alagoas, que atingiu a meta vacinal equivalente a 422.660 animais com até dois anos de idade em todo território alagoano dentro do período estipulado.
Dos 102 municípios alagoanos, apenas dois não ultrapassaram o índice mínimo exigido pelo Mapa, que é de 90%. Os dados são do Sistema de Defesa Agropecuária do Estado de Alagoas (Sidagro), que registra toda cobertura vacinal das campanhas realizadas pela Agência.
Durante toda segunda etapa da vacinação, médicos veterinários da Defesa Agropecuária alagoana fiscalizaram e assistiram a vacinação de rebanhos espalhados em diversas propriedades.
Resultado satisfatório, conforme destaca Carlos Mendonça Neto, presidente da Adeal, ressaltando que Alagoas avançou nas vacinações assistidas e na educação sanitária, o que destaca ser de grande importância para incentivar os criadores do estado.
“Este resultado revela que o produtor alagoano está consciente da necessidade de proteger o seu rebanho, além de demonstrar o empreendedorismo no setor produtivo e o árduo trabalho que estamos desenvolvendo ao longo destes cinco meses de gestão. A Adeal agradece a todos os criadores de Alagoas pela contribuição para que pudéssemos conseguir este resultado tão importante”, destacou Carlos Mendonça Neto.
O órgão de Defesa Agropecuária alerta que o criador que deixou de declarar pagará, por propriedade, o equivalente a 30 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL). Já o criador que também deixou de vacinar o rebanho deverá pagar uma multa dez UPFAL.
Além disso, enquanto não estiver com a situação regularizada junto a Adeal, o criador fica impossibilitado de retirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) e, consequentemente, de transitar e ou comercializar os animais.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso suspeito de agredir mulher em Arapiraca; filhas e vizinho relatam agressões diárias
Suspeito de tentar assaltar pedreiros de uma obra é espancado por populares em Arapiraca
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
Homem é assassinado a tiros enquanto subia escadaria de grota em Maceió
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
