Lei regulamenta a limpeza e manutenção das caixas de gordura em Maceió
A lei vale para todas as edificações,nas quais se realizem preparo de alimentos
O Diário Oficial do Município publicou nesta quinta-feira (19), a Lei nº 7.373/2019, que normatiza a instalação, manutenção e limpeza periódica de caixas de gordura nas edificações. A lei vale para todas as edificações, seja as de uso residencial, público e privadas, nas quais se realizem preparo de alimentos.
O principal objetivo da norma é obrigar a adoção de medidas que evitem o lançamento de resíduo de óleo e gordura de origem vegetal ou animal e de uso culinário em rede de coleta de esgoto causando o seu entupimento. A fiscalização será conjunta entre município e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cabendo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e do Meio Ambiente (Sedet), se comprovada a irregularidade, proceder à notificação. A instalação de caixas de gordura agora é obrigatória para a emissão de alvará de construção das novas edificações.
A legislação atende a uma demanda da fiscalização ambiental que necessitava de uma regulamentação que não existia no município. A lei discrimina as sanções e penalidades, impondo multas aos infratores. “O proprietário precisa entender e nos ajudar a preservar o meio ambiente e beneficiar o turismo, a economia”, apelou a titular da Sedet, Rosa Tenório. “Se houver caixa fora das dimensões ou sem limpeza periódica, a gordura vai para rede de esgoto, podendo entupir e obstruir a rede coletora, provocando o extravasamento dos poços de visita, podendo o esgoto ir para a praia”, explicou.
O dimensionamento das caixas de gordura tem sido um dos problemas mais frequentes encontrados pela fiscalização ambiental. Muitas casas residenciais que se transformaram em comércio, restaurantes, bares e não ampliaram as caixas para a demanda, tiveram problemas. A Sedet e a Casal, que compõem a força tarefa Rede Limpa, estão programando operação de fiscalização começando pela orla, no combate às línguas sujas.
Em novembro, a inspeção de um Poço de Visita (PV) que transbordava na Ponta Verde encontrou uma crosta de gordura solidificada na tubulação. De acordo com a nova lei, a limpeza deve ser periódica e é obrigatória. As edificações não residenciais e multiresidenciais (prédios e condomínios) deverão guardar por 12 meses os comprovantes de serviços de limpeza para inspeção.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
