Lei regulamenta a limpeza e manutenção das caixas de gordura em Maceió
A lei vale para todas as edificações,nas quais se realizem preparo de alimentos

O Diário Oficial do Município publicou nesta quinta-feira (19), a Lei nº 7.373/2019, que normatiza a instalação, manutenção e limpeza periódica de caixas de gordura nas edificações. A lei vale para todas as edificações, seja as de uso residencial, público e privadas, nas quais se realizem preparo de alimentos.
O principal objetivo da norma é obrigar a adoção de medidas que evitem o lançamento de resíduo de óleo e gordura de origem vegetal ou animal e de uso culinário em rede de coleta de esgoto causando o seu entupimento. A fiscalização será conjunta entre município e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), cabendo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e do Meio Ambiente (Sedet), se comprovada a irregularidade, proceder à notificação. A instalação de caixas de gordura agora é obrigatória para a emissão de alvará de construção das novas edificações.
A legislação atende a uma demanda da fiscalização ambiental que necessitava de uma regulamentação que não existia no município. A lei discrimina as sanções e penalidades, impondo multas aos infratores. “O proprietário precisa entender e nos ajudar a preservar o meio ambiente e beneficiar o turismo, a economia”, apelou a titular da Sedet, Rosa Tenório. “Se houver caixa fora das dimensões ou sem limpeza periódica, a gordura vai para rede de esgoto, podendo entupir e obstruir a rede coletora, provocando o extravasamento dos poços de visita, podendo o esgoto ir para a praia”, explicou.
O dimensionamento das caixas de gordura tem sido um dos problemas mais frequentes encontrados pela fiscalização ambiental. Muitas casas residenciais que se transformaram em comércio, restaurantes, bares e não ampliaram as caixas para a demanda, tiveram problemas. A Sedet e a Casal, que compõem a força tarefa Rede Limpa, estão programando operação de fiscalização começando pela orla, no combate às línguas sujas.
Em novembro, a inspeção de um Poço de Visita (PV) que transbordava na Ponta Verde encontrou uma crosta de gordura solidificada na tubulação. De acordo com a nova lei, a limpeza deve ser periódica e é obrigatória. As edificações não residenciais e multiresidenciais (prédios e condomínios) deverão guardar por 12 meses os comprovantes de serviços de limpeza para inspeção.
Veja também
Últimas notícias

Ministério Público inicia investigação sobre tentativa de golpe contra prefeito de Rio Largo

ICMBio investiga festa ilegal em área de preservação na Praia do Marceneiro
Alagoas é pioneiro em monitoramento eletrônico de agressores e de vítimas de violência doméstica

Avó de menino morto em incêndio pode pegar pena de 4 a 12 anos por abandono de incapaz

Homem é preso por adulteração de sinal identificador de veículo em São Sebastião
![[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo](https://img.7segundos.com.br/gsZXSYmyhmTvyZpFTLDMyIVUUII=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/apeso.avif)
[Vídeo] Esposa surpreende marido com notícia de gravidez em voo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
