Anvisa: uso irregular de formol em salões de beleza é apontado em pesquisa
Veja os riscos da substância.
Uma pesquisa realizada pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária ), revelou que o uso não permitido de formol em alisantes capilares é uma prática recorrente em salões de beleza no Brasil.
O risco eminente do uso do conteúdo em produtos de beleza, foi a causa da morte de Lidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, que morreu após a realização de uma escova progressiva em um salão de beleza no interior de São Paulo.
Fiscais de Vigilâncias Sanitárias que participaram da pesquisa, relataram ter constado em mais de 30% dos casos o uso irregular de formol em alisantes. Para evitar casos, como o de Lidiane é preciso que a população esteja atenta aos riscos do uso irregular dessa substância em salões de beleza.
Segundo a Anvisa, em contato com a pele, o formol pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo. Se for inalado, também pode provocar ardência nas vias respiratórias, coriza, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Além disso, instituições internacionais já reconhecem o efeito cancerígeno do produto.
Diante desses riscos à saúde, a legislação brasileira estabelece um limite máximo de 0,2% de formol na composição dos cosméticos, inclusive aqueles usados como alisantes. O produto também é permitido para endurecedores de unhas, na concentração de 5%.
Últimas notícias
São João Massayó transmite jogo do Brasil e reúne torcida nesta quarta-feira (24)
Guarda Municipal e DMTT coibem cobranças abusivas de flanelinhas no São João Massayó
Caminhão-tanque que explodiu na BR-101 é retirado, mas trecho segue interditado
Homem é preso por tentar matar vítima com golpes de foice em São Luís do Quitunde
Homem mata sogro e deixa companheira e sogra baleadas em São Miguel dos Campos
Mano Walter, Calcinha Preta, Leonardo e Zezé Di Camargo & Luciano se apresentam hoje no São João Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
