Anvisa: uso irregular de formol em salões de beleza é apontado em pesquisa
Veja os riscos da substância.

Uma pesquisa realizada pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitária ), revelou que o uso não permitido de formol em alisantes capilares é uma prática recorrente em salões de beleza no Brasil.
O risco eminente do uso do conteúdo em produtos de beleza, foi a causa da morte de Lidiane Ferreira dos Santos, de 31 anos, que morreu após a realização de uma escova progressiva em um salão de beleza no interior de São Paulo.
Fiscais de Vigilâncias Sanitárias que participaram da pesquisa, relataram ter constado em mais de 30% dos casos o uso irregular de formol em alisantes. Para evitar casos, como o de Lidiane é preciso que a população esteja atenta aos riscos do uso irregular dessa substância em salões de beleza.
Segundo a Anvisa, em contato com a pele, o formol pode causar irritação, queimadura, descamação e até queda de cabelo. Se for inalado, também pode provocar ardência nas vias respiratórias, coriza, falta de ar, tosse e dor de cabeça. Além disso, instituições internacionais já reconhecem o efeito cancerígeno do produto.
Diante desses riscos à saúde, a legislação brasileira estabelece um limite máximo de 0,2% de formol na composição dos cosméticos, inclusive aqueles usados como alisantes. O produto também é permitido para endurecedores de unhas, na concentração de 5%.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
