Casal investe R$ 1,3 milhão no abastecimento de Paulo Jacinto
Obras em estação de tratamento devem dobrar a oferta de água para o município
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) está investindo mais de R$ 1,3 milhão para duplicar o volume de água disponibilizada para Paulo Jacinto. A obra de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) se encontra 30% concluída e a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em julho deste ano.
A ETA, em concreto armado, efetua todas as etapas do tratamento de água: floculação, decantação, filtração, desinfecção e reservação. Todas essas estruturas serão ampliadas por meio da obra que segue em andamento. Já o reservatório passará a comportar 400 metros cúbicos de água, o dobro da reservação anterior.
Além disso, a ETA receberá três novos elementos a sua estrutura. São eles: reservatório de sedimentação de lodo e reaproveitamento de água de lavagem, leito de secagem do lodo para descarte e reservatório apoiado com capacidade de 200 metros cúbicos.
“Com essas instalações, a ETA ganha em termos de sustentabilidade e eficiência. Estamos fazendo um investimento que não era feito na cidade há várias décadas. Assim, vamos garantir mais qualidade de vida e conforto aos moradores”, apontou o presidente da Casal, Clécio Falcão.
Em Paulo Jacinto, a população de cerca de 8 mil habitantes será integralmente beneficiada com a reforma da estação, que, uma vez finalizada, ampliará a produção de água de 50 para 100 metros cúbicos por horas, o que deve garantir água suficiente a uma população futura de mais de 11 mil moradores.
O projeto da obra foi elaborado pela Gerência de Projetos e Custos da Casal (Gepro/Sueng) e segue em execução pela PSS Engenharia, contratada para conduzir a obra. O supervisor é o técnico industrial José Evandro da Silva.