Fumaça dos incêndios da Austrália avançou para a América do Sul
Rio Grande do Sul poderá ver efeitos da presença da fumaça

A fumaça dos grandes e fortes incêndios florestais que ocorrem sobre o sudeste da Austrália chegaram a América do Sul. A constatação pode ser feita através de imagens feitas por satélite meteorológicos.
A reprodução abaixo é de uma mensagem do Twiter na NOAA desta segunda-feira, 6 de janeiro. A imagem de satélite é apenas uma de uma animação e mostra a mancha de fumaça sobre a região central do Chile e da Argentina. O desenho da trajetória indica o caminho provável da pluma de fumaça.
Nuvem de fumaça da Austrália avança para a América do Sul e é captada por images de satélite
Fumaça (mancha esbranquiçada no centro da Argentina) da Austrália (CLIMATEMPO)
Esta outra imagem foi captada em 4 de janeiro de 2020 pelo satélite Aqua, com os sensores MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), operado pela NASA, dos Estados Unidos.
A seção Earth Observatory, do site da NASA, de onde reproduzimos esta imagem, comenta que os meteorologistas australianos previram corretamente a intensificação dos incêndios no fim de semana de 4 e 5 de janeiro de 2020.
Nesta imagem, a fumaça tem uma cor marrom, enquanto as nuvens são brancas e brilhantes. Os analistas da NASA alertam ainda que algumas das manchas brancas acima da camada de fumaça sejam nuvens pirocumulonimbus. Estas nuvens são criadas pelo intenso ar quente que sobe da região com fogo e pode produzir descargas elétricas atmosféricas como uma nuvem cumulonimbus normal.
A fumaça chega ao Brasil?
É provável que um pouco desta fumaça que chegou sobre a região central do Chile e da Argentina continue se deslocando e passe sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Mas isto não afeta a previsão da chuva e nem da temperatura. Se a nebulosidade permitir, os gaúchos devem ver um por do sol mais avermelhado, alaranjado.
Como a fumaça avançou para a América do Sul?
Incêndios de grandes proporções como os que ocorrem desde setembro na Austrália liberam uma enorme quantidade de fumaça para atmosfera, que são transportadas pelos ventos de um local para outro.
A fumaça pode alcançar grandes altitudes (mais de 5 km) na atmosfera e então é transportada pelas fortes correntes de vento da média e alta atmosfera. Esta fumaça não chega ao chão.
A fumaça dos incêndios da Austrália veio para a América do Sul pelo fluxo de ar de oeste de para leste.
Veja também
Últimas notícias

Prefeito Luciano Barbosa posta nota de pesar pela morte de Dona Helena, matriarca do Grupo Coringa

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió funciona em horário reduzido neste sábado (15)

Previsão do tempo para este fim de semana em AL é de nebulosidade e possibilidade de chuva

Juizados da Mulher da Capital e de Arapiraca analisam 256 processos de violência doméstica

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra poste na Mangabeiras

Unidade do Hemocentro de Arapiraca tem nova gerente
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
