No Clima Bom, mutirão agenda mais de 500 cirurgias; próxima etapa será no Jacintinho
Em três dias, ação atendeu mais de 1.400 pessoas; iniciativa acontecerá de 30 de janeiro a 1º de fevereiro no Jacintinho
A III etapa do Mutirão de Triagens para Cirurgias, realizado no bairro Clima Bom, em Maceió, atendeu 1.422 pessoas e agendou 567 procedimentos. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), foi iniciada na quinta (16) e concluída no sábado (18), beneficiando pacientes da capital e do interior do Estado.
A iniciativa foi planejada pelos técnicos da Sesau como uma forma eficaz de diminuir as filas para cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. O projeto também contempla a realização de cirurgias para retirada de mioma e de pedra na vesícula.
Uma das beneficiadas pela iniciativa foi Rosa Duarte, que aguardava por sua cirurgia há três anos. “A minha expectativa foi superada. Com todo esse atendimento no programa Mutirão de Cirurgias, percebi que o Governo de Alagoas demonstra que saúde é prioridade. A minha cirurgia está marcada para fevereiro. Tudo resolvido em apenas alguns minutos”, salientou.
Assim como nas edições passadas, durante a etapa do Clima Bom foi montada a “Cidade da Saúde” para a realização de exames de sangue, ultrassom e raios-x. “Os pacientes realizaram um ciclo completo de exames e já saíram com a cirurgia devidamente agendada. Esse modelo agiliza o processo e traz segurança e tranquilidade para a população”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Segundo a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto, os números confirmam a confiança da população e atestam o esforço da gestão estadual em assegurar o acesso à saúde para todos os alagoanos. “Muitas pessoas atendidas pelo Mutirão de Triagem para Cirurgias estavam há anos esperando para realizar procedimentos importantes para o seu bem estar”, ressaltou.
Próxima etapa – A IV etapa do Programa Mutirão de Cirurgias será realizada no bairro Jacintinho, em Maceió, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Para participar da ação, o usuário deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. “É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”, lembrou Geonice Peixoto.
Veja também
Últimas notícias
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Espaço Mulheres Raízes incentiva inclusão social e revela novos talentos em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
