Descarte irregular de resíduos obstrui galerias de drenagem
Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (22)
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) enviou equipes de manutenção de galerias de drenagem para a Rua Riachuelo, no Trapiche. O objetivo foi desobstruir os poços de visitas e bocas de lobo, que estavam abarrotados de resíduo descartado irregularmente nas vias públicas.
Esse tem sido um problema constante em Maceió e que tem causado muitos transtornos para a própria população e prejuízos aos cofres públicos. “Poderíamos estar atuando em melhorias nas nossas redes, em vez de investir tempo em algo que poderia ser evitado”, explicou o coordenador geral de Drenagem, da Seminfra, Esdras Maia Nobre.
Os trabalhos começaram nesta quarta-feira (22) e só devem ser concluídos na quinta-feira (23). “Estamos realizando o serviço juntamente com equipes da Sudes (Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável) e pedimos a população que não deixe ninguém jogar resíduos nas ruas, pois o prejuízo é para todo mundo”, afirmou o coordenador.
Somente nesta localidade, a Sudes recolhe cerca de 50 toneladas de resíduos, por dia de serviço. A Superintendência realiza a limpeza quinzenalmente. O descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. Sancionada no ano passado pelo prefeito Rui Palmeira, a legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso.
As multas são válidas para o cidadão e para empresas flagradas. Além de evitar o descarte irregular, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp 98802-4834.
Recuperação da via
Após a conclusão dos serviços pelas equipes de manutenção de galerias, a Seminfra irá iniciar os trabalhos de recuperação da Rua Riachuelo. “Faremos os reparos na via para corrigir algumas imperfeições e deixar o tráfego com mais fluidez e segurança”, informou o secretário adjunto de Administração e Finanças da Seminfra, Hilton Lopes.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
