Novo golpe se aproveita de perfis profissionais para extorquir seguidores em AL
Nutricionista perdeu R$ 1.300 acreditando emprestar para colega
Um novo golpe, que utiliza um número com DDD de Alagoas, está se aproveitando de perfis profissionais no Instagram para extorquir seguidores.
De acordo com uma nutricionista, que teve os dados usados pelos criminosos, o golpe consiste em pegar a foto e informações nos perfis e utilizar para fazer um novo WhatsApp e tentar extorquir pessoas conhecidas do profissional.
“Eles fazem um novo número e pedem para apagar o antigo. Se identificaram com meu nome, minha foto e pediram dinheiro emprestado”, explicou a nutricionista, que preferiu não se identificar.
Nessa modalidade, os criminosos não têm acesso a agenda de contatos da vítima, mas sim procuraram na lista seguidores outros perfis profissionais ou até mesmo pessoais que tenham o número exposto.
Ao 7Segundos, a nutricionista que foi vítima do golpe disse que pelos menos sete conhecidos dela foram contatados pelo número, entres eles, outros nutricionistas, um modelo e sua dentista.
“Um conhecido nutricionista perdeu R$ 1.300 achando que estava emprestando para mim. O número é daqui, mas, em todos casos que tive notícia, a conta é do estado de Goiás”, disse.
Os criminosos só permaneceram com a imagem dela por cerca de cinco horas. “Eles bloquearam meu número, mas meu marido percebeu que eles tinham trocado a foto para uma de um decorador. Conseguimos contatar ele e avisamos que ele seria a nova vítima”.
Ela deve registrar Boletim de Ocorrência ainda nesta terça-feira (22). O 7Segundos tentou entrar em contato com a Seção de Combate aos Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), mas não obteve êxito.
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
