Tonholo faz seu primeiro discurso como Reitor da UFAL
Reitor enfatizou que educação não é mercadoria e destacou a importância da UFAL em Alagoas
Na noite desta quarta-feira (29), o novo Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, fez seu primeiro discurso no novo cargo.
Em sua fala, o magnífico reitor citou as desigualdades de oportunidades, tendo como base um documento do Fórum Econômico mundial. Ele citou ainda que felizmente teve a oportunidade de estudar e se qualificar, mas que muitos não possuem a oportunidade, se referindo aos seus familiares, que vieram da Itália como refugiados e não tiveram como continuar estudando, mas que nunca abriram a mão de fazer com que os filhos estudassem.
Tonholo ainda citou que Educação não é mercadoria. "Não se chega em um mercadinho e se compra a educação." Ele também falou da importância do Hospital Universitário, que atende 93% da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ele ainda agradeceu às outras gestões da UFAL pelas benfeitorias e legados, como a interiorização dos Campus, a criação do Centro de Ciências Agrárias (CECA), a Escola Técnica de Artes, a criação da Residência Universitária e as pós-graduações.
Tonholo também agradeceu à agora Reitora honorária, Valéria Correia, pelo legado de inclusão da comunidade à UFAL e prometeu continuar e honrar o legado de Valéria. "A Sociedade alagoana precisa da UFAL, temos que defender a causa da educação transformadora", citou.
Por fim, o magnífico reitor citou que apesar dos cortes, farão o melhor para incluir a UFAL na sociedade alagoana e não deixá-la como algo de difícil acesso. "Agradecemos à todos que depositaram a confiança e votaram em mim e na Eliane. Será uma gestão muito difícil, mas acreditamos na transformação pela educação e trabalharemos nessa causa juntos. O futuro é promissor, mas a jornada é árdua.".
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
