Tonholo faz seu primeiro discurso como Reitor da UFAL
Reitor enfatizou que educação não é mercadoria e destacou a importância da UFAL em Alagoas
Na noite desta quarta-feira (29), o novo Reitor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Josealdo Tonholo, fez seu primeiro discurso no novo cargo.
Em sua fala, o magnífico reitor citou as desigualdades de oportunidades, tendo como base um documento do Fórum Econômico mundial. Ele citou ainda que felizmente teve a oportunidade de estudar e se qualificar, mas que muitos não possuem a oportunidade, se referindo aos seus familiares, que vieram da Itália como refugiados e não tiveram como continuar estudando, mas que nunca abriram a mão de fazer com que os filhos estudassem.
Tonholo ainda citou que Educação não é mercadoria. "Não se chega em um mercadinho e se compra a educação." Ele também falou da importância do Hospital Universitário, que atende 93% da população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ele ainda agradeceu às outras gestões da UFAL pelas benfeitorias e legados, como a interiorização dos Campus, a criação do Centro de Ciências Agrárias (CECA), a Escola Técnica de Artes, a criação da Residência Universitária e as pós-graduações.
Tonholo também agradeceu à agora Reitora honorária, Valéria Correia, pelo legado de inclusão da comunidade à UFAL e prometeu continuar e honrar o legado de Valéria. "A Sociedade alagoana precisa da UFAL, temos que defender a causa da educação transformadora", citou.
Por fim, o magnífico reitor citou que apesar dos cortes, farão o melhor para incluir a UFAL na sociedade alagoana e não deixá-la como algo de difícil acesso. "Agradecemos à todos que depositaram a confiança e votaram em mim e na Eliane. Será uma gestão muito difícil, mas acreditamos na transformação pela educação e trabalharemos nessa causa juntos. O futuro é promissor, mas a jornada é árdua.".
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
