Tonholo toma posse em Brasília como novo reitor da Ufal
Professor foi empossado pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub

Após completar 59 anos, no último 25 de janeiro, a Universidade Federal de Alagoas passa por mudanças com a chegada do novo reitor. O professor Josealdo Tonholo, 52 anos, foi empossado na manhã desta terça-feira (28), em Brasília, em cerimônia presidida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub (cobertura pelo Flickr do MEC). “Estou assumindo a Ufal e não há momento mais oportuno que um aniversário para refletirmos sobre o nosso destino, sobre o dever dessa instituição que tem deixado marcas indeléveis na formação e na constituição educacional, social, econômica e cultural da sociedade alagoana. A Educação é transformadora e o Estado de Alagoas acredita na Ufal como vetor de transformação”, disse Tonholo em seu discurso de posse.
A solenidade também foi prestigiada por autoridades da sociedade alagoana e por representantes da comunidade acadêmica da Ufal, entre eles o futuro gestor do Hospital Universitário, Célio Rodrigues, da Pró-reitoria de Extensão, Clayton Santos, os reitores honorários Ana Dayse Dorea e Eurico Lôbo, além do presidente da Federação da Indústria de Alagoas, José Carlos Lyra. Josealdo Tonholo é bacharel e licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), mestre e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É professor titular da Ufal, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).
O docente assume o desafio de gerir a Ufal no quadriênio 2020-2024, buscando legitimar o papel social, econômico e educacional da Universidade. “A melhor maneira de legitimar tudo isso é aproximá-la dos mais diferentes segmentos e setores da sociedade civil local: na sua dimensão produtivo-econômica, na sua dimensão político-partidária e na dimensão dos movimentos sociais. Nosso desafio é gigantesco, mas é também extremamente estimulante”, revelou.
Durante a cerimônia, Tonholo também destacou a importância do tripé que compõe a Universidade. “Que instituição é capaz de aliar, com tanta desenvoltura e rigor, ensino, pesquisa e extensão? Esse tripé institucional precisa ser reforçado, consolidado e atualizado, com inovação, arrojo e capacidade de gestão. Sempre acompanhado dos princípios da administração pública, consagrados na Constituição – legalidade, moralidade, impessoalidade, publicidade e eficiência”, reforçou.
Transmissão de posse em Maceió
A cerimônia de posse antecede a transmissão de cargo que acontece nesta quarta-feira (29), às 16h, no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões, em Maceió. A professora Valéria Correia, reitora honorária da Ufal, vai conduzir parte da solenidade e passará o comando da Universidade para o reitor Josealdo Tonholo.
Na mesma solenidade, o reitor dará posse à vice-reitora Eliane Cavalcante e aos pró-reitores de Extensão, Clayton Santos; Estudantil, Alexandre Lima; de Graduação, Amauri Barros; de Gestão de Pessoas e do Trabalho,Wellington da Silva; de Gestão Institucional, Renato Luiz; e de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Pereira. Também serão empossados o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, e o chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Marcos Beltrão segue como escolha da família para vaga na ALE, mas o cenário ainda pode mudar
Marcelo Palmeira joga culpa do atraso do Plano Diretor de Maceió nos gestores do Iplan

Pedestre fica ferido após atropelamento na orla da Ponta Verde, em Maceió

Caso Daniel Alves: advogada alagoana comemora absolvição do ex-jogador

Três pessoas ficam gravemente feridas em acidente com motos em Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
