Governador em exercício prestigia transmissão de cargo ao novo reitor da Ufal
Solenidade foi realizada no auditório da Reitoria, nesta quarta-feira (29)
O governador em exercício, deputado estadual Marcelo Victor, participou, nesta quarta-feira (29), da cerimônia de transmissão do cargo para o novo reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que aconteceu no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões. O professor Josealdo Tonholo assume o comando da instituição de ensino para o quadriênio 2020-2024.
Marcelo Victor enalteceu o processo democrático na Ufal: “É bonito nós testemunharmos que a política é pujante e a democracia é muito viva e forte na universidade. A democracia é um dos maiores ganhos da sociedade moderna. A universidade, não só a federal, como a nossa estadual, e todas as instituições de ensino superior têm que exercer e viver a democracia. E depois dos palanques desarmados, todos nós temos que nos unir pelo ensino público, que é o que dá oportunidade às pessoas que mais precisam, que são aquelas com menos acesso aos recursos”.
Josealdo Tonholo é o sucessor de Maria Valéria Costa Correia. Ela esteve à frente da Universidade nos últimos quatro anos. No discurso, Valéria relembrou as conquistas, avanços e dificuldades enfrentadas durante a gestão.
“Alguns dias depois do aniversário dos 59 anos dessa universidade, digo a todos que foi uma grande honra ter dirigido a maior universidade pública de Alagoas. Expressso minha gratidão à comunidade universitária e à sociedade alagoana. Entre as conquistas, temos o conceito 4 do Índice Geral de Cursos, que antecipa o cumprimento de uma das principais metas da Ufal: o plano de desenvolvimento constitucional, que estava previsto para ser realizado até 2023”, afirmou a agora ex-reitora.
O novo reitor destacou que a gestão trabalha para os estudantes. “Um dirigente que se atreve a assumir uma universidade deve acreditar na educação; que a educação transforma. Eu acredito nisso. Trabalharemos por essa causa, trabalharemos juntos”, afirmou.
Em seguida, Tonholo relembrou o passado dos pais, que eram imigrantes italianos em São Paulo. “De filho de operários sem instrução para reitor da Universidade Federal de Alagoas. Educação não é mercadoria, não está à venda na internet, não é algo que se compra em um ‘mercadinho’. Com carinho, aceito esse desafio, honrado pelo Conselho Universitário, que pratica a democracia e corroborou a decisão das urnas”, disse.
Ele também ressaltou a atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), que esteve representada na solenidade pelo diretor-presidente Fábio Guedes. “Agradeço ao governador em exercício e peço que ele leve ao governador Renan Filho os meus parabéns. Temos uma Fapeal que funciona e orgulha o alagoano”, destacou o reitor.
Durante a solenidade, a nova vice-reitora, a professora Eliane Cavalcanti, tomou posse do cargo. Além dela, também tomaram posse os pró-reitores de Extensão, Clayton Santos; Estudantil, Alexandre Lima; de Graduação, Amauri Barros; de Gestão de Pessoas e do Trabalho, Wellington da Silva; de Gestão Institucional, Renato Luiz; e de Pesquisa e Pós-graduação, Iraildes Pereira. Também serão empossados o superintendente de Infraestrutura, Dilson Batista, e o chefe de Gabinete, Ubirajara Oliveira.
Estiveram presentes representantes do movimento estudantil; da sociedade civil; de outras instituições de ensino de Alagoas, entre eles Odilon Máximo, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Carlos Guedes, reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), e Henrique Costa, reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Também marcaram presença os deputados Jó Pereira, Severino Pessoa, Marcelo Beltrão e Cabo Bebeto.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
