China reporta surto de gripe aviária e abate quase 18 mil animais
Segundo governo chinês, não foram relatados casos de infeção humana pelo vírus H5N1
A China reportou neste domingo (2) um surto de gripe aviária H5N1 na província de Hunan. O governo chinês informou que havia abatido quase 18 mil frangos, segundo a agência de notícias Bloomberg.
O Ministério de Assuntos Rurais do país disse que o surto ocorreu em uma propriedade rural no distrito de Shuangqing e matou 4,5 mil das 7.850 galinhas da propriedade. Após a propagação do vírus, o governo precisou abater mais 11 mil animais.
Não foram relatados casos de infeção humana pelo vírus H5N1 em Hunan. Desde 2003, a gripe aviária H5N1 matou 455 pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O surto surge no momento em que as autoridades chinesas tentam travar a propagação do novo coronavírus, que causou 304 mortos e mais de 14 mil infetados no país, e que foi inicialmente detectado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei, que faz fronteira com Hunan.
A gripe aviária causa doenças respiratórias graves em aves e é contagioso entre seres humanos. O vírus foi detectado pela primeira vez em 1996 em gansos na China e é letal para as aves.
A possibilidade de transmissão da gripe aviária entre seres humanos é baixa, de acordo com a OMS. A maioria das infecções humanas por H1N5 surge após contacto prolongado e próximo com aves infectadas.
No entanto, a gripe aviária tem uma taxa de mortalidade superior a 50%, muito acima da síndrome respiratória aguda grave (Sars), também conhecida como pneumonia atípica, e que tem uma taxa de mortalidade de 10%, ou o novo coronavírus, que tem uma taxa de 2%, até agora.
Veja também
Últimas notícias
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
