Comerciantes recebem alerta para manter postos de combustíveis regulares
Os empreendimentos sem licença ambiental comprometem meio ambiente e população, por isso podem ser autuados e interditados

O funcionamento dos postos de combustíveis deve acontecer acompanhado por uma licença ambiental, regular e em dia. O alerta é dado pela equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) e evita que o empreendedor seja surpreendido com autuação e até mesmo interdição do empreendimento.
Na mais recente fiscalização, a equipe de fiscais flagrou um posto no município de Murici, zona da mata alagoana, funcionando sem licença ambiental. Os fiscais, além de interditarem o local até que haja uma regularização da licença de operação, ainda aplicaram um auto de infração com multa no valor de R$13.475,00.
O autuado tem um prazo de 20 dias corridos para apresentar defesa, mas de toda forma só poderá voltar a funcionar se der entrada no processo formal e cumprir com as exigências que a lei determina. O processo acontece dessa forma, tanto para assegurar que haja os devidos cuidados em relação a contaminação do ambiente, como garantir a segurança da população.
Segundo informações do setor de Licenciamento do IMA, apenas o órgão estadual tem a permissão para licenciar esse tipo de operação, isso por causa dos riscos que a atividade oferece. As pessoas interessadas em abrir um empreendimento em que haverá o comércio de combustíveis devem cumprir o trâmite geral.
O rito é o mesmo para qualquer empreendimento, seguem as emissões das licenças prévia, de instalação e de operação. Todas serão acompanhadas por condicionantes que serão avaliadas pela equipe de fiscalização quanto ao cumprimento. A renovação da licença de operação deve ser iniciada com 120 dias de antecedência. A solicitação de qualquer licença é feita pelo Portal Ambiental, disponível no site do Instituto (ima.al.gov.br).
No caso da regularização da licença de operação para postos há uma série de passos que o interessado deverá seguir, além de apresentar documentos básicos e técnicos, tais como o programa de treinamento de pessoal em operação, manutenção e resposta a incidentes; o projeto de instalação, manutenção e operação; o laudo do teste de estanqueidade dos tanques e linhas com certificado de conformidade, entre outros.
O passo a passo, assim como a lista de documentos para cada etapa, está disponível no site do IMA/AL, ima.al.gov.br, e dúvidas também podem ser tiradas através do whatapp geral do órgão: 88339397.
Veja também
Últimas notícias

Vítima fatal de desabamento de galpão no Jaraguá fazia "bico" durante folga

Antropologia Forense ganha destaque em caso de identificação humana em Alagoas

Rússia realiza maior ataque aéreo contra Ucrânia em meio a negociações para acordo de paz

Porto Real do Colégio divulga programação oficial do Forró Real 2025

Arquidiocese aciona Justiça e cobra padre por R$ 3 milhões sem prestação de contas

Colisão frontal entre carros causa vazamento de combustível e mobiliza bombeiros na Pescaria
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
