Defensoria pede explicações sobre suspensão de cirurgias cardíacas e ortopédicas no HGE
A situação será encaminhada à Secretaria de Saúde do Estado (SESAU)
Na tarde dessa quinta-feira (06), a Defensoria Pública do Estado, esteve no Hospital Geral do Estado (HGE), para realizar uma vistoria. A situação alarmante do Hospital foi um dos pontos observados pelo defensor público Fabricio Leão Souto.
Foram avaliados, funcionamento, equipamentos e serviços ofertados pelo Hospital Geral do Estado (HGE), principalmente no que se refere à superlotação em corredores e na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTI Pediátrica).
Durante a fiscalização foi constatada que as áreas de cardiologia e cirurgias ortopédicas, em alguns procedimentos, estão suspensas ou sendo executados em leitos de retaguarda fora da Instituição, quando antes eram realizadas na unidade de saúde. Além disso, o defensor público cobrou, mais uma vez, celeridade nas transferências de pacientes com câncer, que se encontram internados no HGE, e solicitou que equipe médica aprimore a comunicação e a clareza na orientação aos familiares e pacientes que necessitam de tratamento paliativo nos locais de referência.
“Estamos muito preocupados e iremos acompanhar de perto as áreas de cardiologia, por exemplo no tocante ao quantitativo de stents, insuficiente para os casos que não sejam infarto agudo do miocárdio e também as cirurgias ortopédicas chamadas de ‘segundo tempo’, em que controlam os danos imediatos como fraturas expostas, mas depois tem de encaminhar para os leitos de retaguarda em outros locais, como Coruripe, Santa Casa, Veredas e isso gera alguma demora”, destacou Fabrício Souto.
A situação constatada pela Defensoria Pública será encaminhada, através de ofício, à Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), ao mesmo tempo em que cobrará informações mais detalhadas sobre os serviços.
Veja também
Últimas notícias
Grammy Latino: Quais brasileiros ganharam prêmios na edição de 2025
PF investiga em AL perfil que promovia nazismo, racismo e recrutava crianças para ataques extremistas
Técnica de enfermagem é suspeita de desviar vacinas do SUS e vendê-las à valores altíssimos
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em São Miguel dos Milagres
Polícia é acionada após confusão e troca de ameaças no Centro de Cacimbinhas
Acidente de trânsito envolvendo seis veículos deixa trânsito lento na Av. Durval de Góes Monteiro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
