Defensoria pede explicações sobre suspensão de cirurgias cardíacas e ortopédicas no HGE
A situação será encaminhada à Secretaria de Saúde do Estado (SESAU)
Na tarde dessa quinta-feira (06), a Defensoria Pública do Estado, esteve no Hospital Geral do Estado (HGE), para realizar uma vistoria. A situação alarmante do Hospital foi um dos pontos observados pelo defensor público Fabricio Leão Souto.
Foram avaliados, funcionamento, equipamentos e serviços ofertados pelo Hospital Geral do Estado (HGE), principalmente no que se refere à superlotação em corredores e na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTI Pediátrica).
Durante a fiscalização foi constatada que as áreas de cardiologia e cirurgias ortopédicas, em alguns procedimentos, estão suspensas ou sendo executados em leitos de retaguarda fora da Instituição, quando antes eram realizadas na unidade de saúde. Além disso, o defensor público cobrou, mais uma vez, celeridade nas transferências de pacientes com câncer, que se encontram internados no HGE, e solicitou que equipe médica aprimore a comunicação e a clareza na orientação aos familiares e pacientes que necessitam de tratamento paliativo nos locais de referência.
“Estamos muito preocupados e iremos acompanhar de perto as áreas de cardiologia, por exemplo no tocante ao quantitativo de stents, insuficiente para os casos que não sejam infarto agudo do miocárdio e também as cirurgias ortopédicas chamadas de ‘segundo tempo’, em que controlam os danos imediatos como fraturas expostas, mas depois tem de encaminhar para os leitos de retaguarda em outros locais, como Coruripe, Santa Casa, Veredas e isso gera alguma demora”, destacou Fabrício Souto.
A situação constatada pela Defensoria Pública será encaminhada, através de ofício, à Secretaria de Saúde do Estado (SESAU), ao mesmo tempo em que cobrará informações mais detalhadas sobre os serviços.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
