Educação

Centro Cyro Accioly oferece vagas em cursos gratuitos de Libras, Mobilidade e Sorobã

Matrículas acontecem na sede da instituição, no Centro de Maceió, de segunda (10) a sexta-feira (14)

Por Agencia Alagoas 07/02/2020 17h05
Centro Cyro Accioly oferece vagas em cursos gratuitos de Libras, Mobilidade e Sorobã
Cyro Accyoli estará com matrículas abertas a partir de segunda (10) - Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual, está com vagas abertas para seis cursos básicos e gratuitos. As matrículas ocorrem a partir de segunda-feira (10) e prosseguem até sexta-feira (14). O atendimento será feito das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede do Centro Cyro Accioly, na Rua Dr. Pedro Monteiro, Centro de Maceió.

No total serão ofertadas 150 vagas, sendo 25 por curso: Leitura e Escrita Braille (Básico I e II); Básico de Orientação e Mobilidade; Básico de Sorobã – voltados à comunidade em geral e com carga horária de 40h, com material adaptado. 

Já os cursos de Materiais Didáticos Adaptados para a Pessoa com Deficiência Visual e Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual são voltados a docentes e demais servidores públicos da rede estadual, com carga horária de 120h, e ocorrem durante o todo o ano. As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 4h por dia.

Como proceder - Para realizar a matrícula, os candidatos deverão estar com a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração da escola onde atua como professor (apenas para os que pretendem se inscrever no curso de Formação de Professores) e certificado do Curso Básico de Leitura e Escrita Braille (apenas daqueles que irão se inscrever no Básico II). A matrícula só será realizada com a apresentação da documentação solicitada.

O material didático – apostila – deverá ser adquirido no ato da inscrição. Já o material de uso pessoal (kit reglete, sorobã e venda para os olhos) pode ser adquirido em contato com a APEC (Associação Pernambucana de Cegos) pelos telefones: (81) 99986-9200 ou (81) 98848-3530. O contato com a associação é opcional.

Benefícios - A diretora do Centro, Jedalva Santos, fala da proposta dos cursos. “A ideia é que as pessoas tenham conhecimento dos métodos e a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Os cursos são importantes porque qualificam os profissionais para trabalhar com esse público e desmistificam determinados conceitos”, frisa Jedalva.

Informações –Para mais informações sobre os cursos, é só entrar em contato nos números: 3316-1362 / (82) 98719-6369 / (82) 99119-3879 (Cyro Accioly), além do e-mail [email protected].