Centro Cyro Accioly oferece vagas em cursos gratuitos de Libras, Mobilidade e Sorobã
Matrículas acontecem na sede da instituição, no Centro de Maceió, de segunda (10) a sexta-feira (14)
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro Estadual Cyro Accioly, especializado no atendimento a pessoas com deficiência visual, está com vagas abertas para seis cursos básicos e gratuitos. As matrículas ocorrem a partir de segunda-feira (10) e prosseguem até sexta-feira (14). O atendimento será feito das 8h às 11h e das 14h às 17h, na sede do Centro Cyro Accioly, na Rua Dr. Pedro Monteiro, Centro de Maceió.
No total serão ofertadas 150 vagas, sendo 25 por curso: Leitura e Escrita Braille (Básico I e II); Básico de Orientação e Mobilidade; Básico de Sorobã – voltados à comunidade em geral e com carga horária de 40h, com material adaptado.
Já os cursos de Materiais Didáticos Adaptados para a Pessoa com Deficiência Visual e Formação de Professores para Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual são voltados a docentes e demais servidores públicos da rede estadual, com carga horária de 120h, e ocorrem durante o todo o ano. As aulas acontecerão uma vez por semana, com duração de 4h por dia.
Como proceder - Para realizar a matrícula, os candidatos deverão estar com a seguinte documentação: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e declaração da escola onde atua como professor (apenas para os que pretendem se inscrever no curso de Formação de Professores) e certificado do Curso Básico de Leitura e Escrita Braille (apenas daqueles que irão se inscrever no Básico II). A matrícula só será realizada com a apresentação da documentação solicitada.
O material didático – apostila – deverá ser adquirido no ato da inscrição. Já o material de uso pessoal (kit reglete, sorobã e venda para os olhos) pode ser adquirido em contato com a APEC (Associação Pernambucana de Cegos) pelos telefones: (81) 99986-9200 ou (81) 98848-3530. O contato com a associação é opcional.
Benefícios - A diretora do Centro, Jedalva Santos, fala da proposta dos cursos. “A ideia é que as pessoas tenham conhecimento dos métodos e a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. Os cursos são importantes porque qualificam os profissionais para trabalhar com esse público e desmistificam determinados conceitos”, frisa Jedalva.
Informações –Para mais informações sobre os cursos, é só entrar em contato nos números: 3316-1362 / (82) 98719-6369 / (82) 99119-3879 (Cyro Accioly), além do e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
