Dois milhões de preservativos serão distribuídos neste Carnaval em Alagoas
Uso da camisinha previne doenças como a Aids e evita gravidez não programada

Além dos 600 mil preservativos que os 102 municípios alagoanos receberam referentes à quota mensal de fevereiro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou mais 2 milhões para o período de Carnaval. A ação integra a Campanha de Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids, lançada nesta segunda (10), cujo slogan é “A prevenção ainda é o melhor remédio contra o HIV”.
Além de os preservativos masculinos e femininos, também foram distribuídas 150 mil unidades de gel lubrificante, provenientes da cota mensal enviada pelo Ministério da Saúde (MS). Para os municípios que possuem festas carnavalescas, a exemplo de balneários como a Barra de São Miguel, Paripueira e Barra de Santo Antônio, a cota foi aumentada em 100%, uma vez que, nestas localidades, o número de pessoas chega a quadruplicar durante os quatro dias da folia de momo.
Como ter acesso – Para ter acesso aos preservativos e ao gel lubrificante, o usuário deve se dirigir até um posto de saúde mais próximo de sua residência. Alguns municípios, no entanto, realizam blocos carnavalescos exaltando a prevenção às IST e distribuindo os insumos, além de montarem stands nos pontos de maior concentração de foliões.
Segundo o gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, Diego Hora, o preservativo ainda é o método mais seguro de prevenir as Infecções Sexualmente Transmissíveis, principalmente a Aids. Ele também representa um contraceptivo para evitar uma gravidez não programada.
Diego lembrou que, além da AIDS, a herpes, sífilis e clamídia são também preocupantes, uma vez que podem gerar consequências sérias, desde deformações à infertilidade. “É importante apostar na prevenção sempre. A camisinha é eficaz e deve ser utilizada, principalmente porque é de fácil acesso, por ser distribuída pelo SUS [Sistema Único de Saúde]”, salientou Diego Hora
Veja também
Últimas notícias

Água Branca: Homem é expulso por chegar tarde em casa e polícia é acionada
Homem é detido em operação policial no município de Delmiro Gouveia

Idoso arapiraquense internado em Maceió devido um câncer de pulmão, necessita de doação de sangue urgente

Moradores do bairro Bom Parto fazem protesto em decorrência da falta de água na região

Casal trabalha para restabelecer abastecimento de água para Pão de Açúcar

Dnit vai desligar radar que multou motoristas no acesso ao campus da Ufal
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
