Prévias carnavalescas animam Maceió neste final de semana
Prévias carnavalescas deve reunir milhares de pessoas na orla da capital.
A política de editais da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), uma constante desde o início da gestão do diretor-presidente Vinícius Palmeira, em 2013, mais uma vez garantiu a realização das prévias carnavalescas em Maceió. Desta vez, o edital ajudará a colocar 55 blocos na rua durante as prévias e também no Carnaval.
Este fim de semana terá intensa programação, na sexta (14), com o Jaraguá Folia, e no sábado e domingo (14 e 15) na orla de Pajuçara e Ponta Verde.
O Jaraguá Folia é um dos mais tradicionais episódios do calendário cultural da capital alagoana, e reúne, todos os anos, milhares de pessoas que se dividem entre os mais de 100 blocos de rua e as atividades culturais espontâneas que tomam as ruas do bairro histórico de Maceió. Um dos blocos mais concorridos da festança, o “No Escurinho É Mais Gostoso”, que reúne realizadores do audiovisual alagoano e apreciadores da sétima arte, é um dos contemplados do edital da Fundação.
O trajeto, nesta edição, voltará a seguir o curso tradicional: com concentração na Praça Sinimbu e saída em direção à Avenida da Paz, à beira-mar, seguindo para a Rua Sá e Albuquerque, uma das mais famosas do centro histórico, e término na Praça Dois Leões. O público esperado é de 50 mil pessoas e o horário marcado para o início da folia é às 20h. O tradicionalíssimo “Filhinhos da Mamãe”, que desde o ano passado faz seu cortejo uma semana antes do Jaraguá Folia, ocupará nesta sexta o Museu Theo Brandão, sua casa ao longo de todas as suas décadas de existência, com um baile regado a muito frevo e alegria, também às 20h.
Tão tradicional quanto a noite da sexta-feira no Jaraguá é a manhã de sábado (15), entre as orlas de Pajuçara e Ponta Verde, quando milhares de foliões se reúnem para seguir o Pinto da Madrugada, Patrimônio Imaterial da Cultural de Alagoas e um dos maiores blocos de pré-carnaval do país. A previsão é de que mais de 200 mil foliões marquem presença às 10h. Este ano, algumas novidades vão animar ainda mais a programação, como a ala Rasgando Couro Rock Maracatu, com a cantora alagoana Fernanda Guimarães e a cantora, compositora, multi-instrumentista e atriz, Lucy Alves – que promete animar os foliões com muito rock – forró – maracatu em um carro com mais de 45 músicos.
Serão 15 orquestras de frevo, vários carros alegóricos, o mascote Pintinho e diversos grupos de passistas e blocos para todos os públicos, a exemplo do Bloco Nem Vem, que entra na avenida pelo segundo ano dentro da programação. No mesmo dia, mais um bloco tradicional da capital que vai para a avenida é o Pecinhas de Maceió, completando 35 anos de existência. O desfile contará com a animação das bandas Rafa & Pipo Marques e Wallas Arrais, que também devem arrastar milhares de foliões na orla de Ponta Verde e Pajuçara. Outros blocos que também desfilam no mesmo dia são o Turma da Rolinha, o Bloco do Rei e o Amiguinhos do Karlotas.
Às 8h, acontece na Praça Gogó da Ema o Carnaval da Inclusão, com a banda infantil Cazuadinha e muito frevo, numa parceria com a APAE. No domingo (16), a folia volta à orla de Pajuçara/Ponta Verde, no ritmo do frevo do tradicional Vulcão, ao lado da Turma da Esquina, do Seu Porteiro & Dona Zeladora e dezenas de outros blocos de rua.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
