Ipaseal negocia pagamentos atrasados a hospitais de Alagoas
Os repasses atrasados correspondem a serviços prestados pelos hospitais a beneficiários do plano de saúde estadual.

Nessa quarta-feira (12),o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), solicitou que o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal) realizasse o pagamento de repasses atrasados a hospitais filantrópicos e particulares do Estado.
Durante audiência realizada no MPT, 12, representantes dos hospitais e de trabalhadores das instituições de saúde informaram que acordos feitos pelo Ipaseal não estariam sendo cumpridos.
Apenas ao Hospital Sanatório, o Ipaseal possui débito de aproximadamente R$ 5,5 milhões, além de repasses que precisam ser pagos aos hospitais Vida, Veredas e outras instituições. Os repasses atrasados correspondem a serviços prestados pelos hospitais a beneficiários do plano de saúde estadual e, sem os recursos, esses hospitais enfrentam dificuldades para manter o pagamento de salários, férias e outros encargos trabalhistas em dia.
O procurador do MPT Cássio Araújo, responsável por conduzir o procedimento promocional que trata do assunto, requisitou que o Ipaseal apresente os comprovantes de pagamento referentes aos parcelamentos firmados com os hospitais. Um levantamento que está sendo feito pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Seesse/AL) e pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal/AL) - atualmente em fase de conclusão - deve mostrar o valor real dos débitos trabalhistas, causados pelo atraso dos repasses.
“É preciso que o Ipaseal assuma o compromisso de realizar os pagamentos atrasados que são devidos, e que se regularize daqui para frente as futuras obrigações com os hospitais, para que não ocorra a geração de novos passivos”, afirmou o procurador Cássio Araújo, ao insistir em uma proposta definitiva de pagamento.
Segundo o presidente do Ipaseal, Ediberto de Omena, o instituto fará uma nova proposta de pagamento ao Hospital Sanatório após concluir uma auditoria que já está sendo realizada para verificar o valor real do passivo. Ainda segundo o presidente do instituto, as duas parcelas que estariam em atraso com o Hospital Vida já estão em trâmite para pagamento – o valor de dezembro estaria empenhado para ser pago e a parcela de janeiro seria paga até 29 de fevereiro.
Os hospitais e os sindicatos dos trabalhadores da saúde devem se reunir em nova audiência no Ministério Público do Trabalho, marcada para 10 de março, às 13h30. Os secretários da Saúde, da Fazenda e do Gabinete Civil serão notificados para participar das discussões.
Veja também
Últimas notícias

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado

Deputado Leonam cobra reforço policial na faixa de areia para coibir crimes em Maceió

Cabo Bebeto e Alfredo Gaspar participam de caminhada em Brasília a favor da anistia
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
